A medida representa o fim da
espera por atendimento e entra em vigor a partir da próxima segunda-feira
(21/5)
A
partir da próxima segunda-feira (21/5), o Instituto Nacional do Seguro Social
(INSS) vai encurtar a distância entre o segurado e o benefício. Ao acessar o Meu INSS (inss.gov.br) ou ligar para
o 135, em vez de agendar uma data para ser atendido, o segurado
receberá direto o número do protocolo de requerimento, eliminando a etapa do
agendamento. A medida vale inicialmente para os benefícios de
salário-maternidade e aposentadoria por idade.
É
o fim, aos poucos, do modelo convencional em que o segurado agenda uma ida ao
INSS para levar documentos e formalizar o pedido. Agora, ao fazer o pedido, o
cidadão acompanha o andamento pelo Meu INSS ou pelo telefone 135 e, somente se
necessário, será chamado para ir à agência do INSS.
Nos casos em que as informações previdenciárias necessárias para o
reconhecimento do direito já constarem nos sistemas do INSS, será possível
então a concessão automática do benefício.
Com a
mudança, não haverá mais falta de vaga e, caso precise ir a uma agência para
apresentar algum documento, o cidadão terá a garantia de ser
atendido próximo à residência. Além do mais, a mudança representa o
fim do tempo de espera para ser atendido.
E com a
ampliação da concessão automática, a tendência é que o tempo de análise dos
benefícios seja reduzido, ou seja, os cidadãos poderão saber a resposta mais
rapidamente. Em breve, outros benefícios também passarão a ser solicitados
dessa forma.
Seu INSS
O Meu INSS tem mais de sete milhões de usuários cadastrados e é acessível pelo computador ou celular.
O Meu INSS tem mais de sete milhões de usuários cadastrados e é acessível pelo computador ou celular.
Estão
sendo investidos esforços para melhoria do Meu INSS: canal que permite ao
cidadão acompanhar o andamento do pedido sem sair de casa, consultar extratos e
ter acesso a outros serviços do INSS.
E, a
partir do dia 24 de maio, vários serviços que antes
eram resolvidos somente no atendimento espontâneo, agora serão
realizados com dia e horário marcados, bastando fazer o agendamento pelo Meu
INSS ou pelo telefone 135. Confira a lista dos novos serviços agendáveis
abaixo.
Lista dos
Serviços que passarão a ser agendáveis:
·
Atualizar
dados do Imposto de Renda – Declaração de Saída Definitiva do País
·
Atualizar
dados do Imposto de Renda – Retificação de DIRF
·
Atualizar
dados do Imposto de Renda – Atualização de dependentes
·
Atualizar
dados cadastrais do beneficiário
·
Alterar
meio de pagamento
·
Cadastrar
Declaração de Cárcere
·
Transferir
benefício para outra agência
·
Desistir
de aposentadoria
·
Cadastrar
ou renovar procuração
·
Cadastrar
ou renovar representante legal
·
Reativar
benefício
·
Renunciar
cota de Pensão por Morte ou Auxílio-Reclusão
·
Solicitar
valor não recebido até a data do óbito do beneficiário
·
Cadastrar
ou atualizar dependentes para salário-família
· Suspender
Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência para inclusão no mercado de
trabalho
· Reativar
Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência suspenso por inclusão no
mercado de trabalho
·
Solicitar
Pagamento de Benefício não Recebido
·
Desbloqueio
do Benefício para Empréstimo
·
Emitir
Certidão para Saque de PIS/PASEP/FGTS
·
Emitir Certidão
de Inexistência de Dependentes Habilitados à Pensão por Morte
Metrópoles
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