quarta-feira, 17 de junho de 2026

Sessão da Câmara de Pádua foca em infraestrutura, cobranças à telefonia e homenagens


Foto: Ascom CMP


A Sessão Ordinária da Câmara Municipal realizada na segunda-feira, 15, foi marcada por um balanço entre a fiscalização rigorosa de serviços essenciais, a busca por melhorias em infraestrutura e o reconhecimento legislativo a personalidades que fomentam o desenvolvimento do município. Sob a condução da Mesa Diretora e com quórum expressivo, os trabalhos legislativos ganharam um reforço técnico com a estreia do novo sistema de sonorização do plenário.

Telefonia sob fogo cruzado

O ponto de maior tensão da noite girou em torno da precariedade dos serviços de telecomunicações. O vereador Alessandro Macarrão subiu à tribuna para denunciar o "apagão" de sinal da operadora TIM no distrito de Marangatu, que já dura mais de 30 dias.

"A população está reclamando com toda razão. Já procurei órgãos competentes e só recebemos desculpas", afirmou o parlamentar. A crise foi corroborada pelo vereador Elton Brum, que relatou situação semelhante no distrito de São Pedro, sem sinal há 20 dias. Em busca de soluções, o legislativo informou que o Deputado Estadual Jair Bitencourt já foi acionado e formalizou um ofício à operadora, enquanto o setor de Comunicação do município também trabalha na pressão junto à empresa.

Infraestrutura, Saúde e Trânsito

As demandas dos distritos dominaram a pauta de indicações, aprovadas por unanimidade:

Controle de pragas: A pedido do vereador Oziel de Magalhães, a prefeitura deverá enviar o carro fumacê aos distritos de Monte Alegre e Ibitiguaçu.

Segurança viária: A vereadora Vanderléia Marques cobrou a operação tapa-buracos em vias críticas do bairro Pereira e nas proximidades do "Shopping do Nando", alertando para a necessidade de redutores de velocidade. O apelo foi reforçado pelo vereador Tiago, que relatou o acidente sofrido por uma ciclista devido ao mau estado das vias.

Ordenamento: O vereador Valdek solicitou sinalização urgente no bairro Carvalho, destacando a preocupação com o aumento do tráfego de bicicletas elétricas que, segundo ele, têm desrespeitado as normas de trânsito.

Conquistas e novos debates

Em um movimento para fortalecer o maquinário municipal, o vereador Ralph Kezen anunciou a chegada de uma nova motoniveladora (patrola) para as estradas vicinais, fruto de articulação com o Deputado Federal Pedro Paulo.

Além das questões logísticas, Kezen provocou um debate sobre o calendário cívico local. O parlamentar propôs estudos jurídicos para a criação de um feriado municipal em 26 de julho, data de fundação de Pádua. A iniciativa busca ampliar as opções de feriados, que hoje se restringem a datas religiosas.

Aprovação de honrarias e reconhecimento em plenário

Na Ordem do Dia, o plenário aprovou por unanimidade a concessão de importantes honrarias. O destaque foi o Projeto de Resolução nº 060/2026, de autoria do vereador Valdek, que concede o Diploma da Medalha do Mérito Legislativo Deputado José Kezen à Deputada Federal Daniela do Waguinho. A homenagem reconhece o expressivo aporte de recursos da parlamentar, que inclui R$ 1 milhão para a Assistência Social, mais de R$ 4 milhões para a Saúde no último ano e um reajuste mensal de R$ 170 mil no teto da média e alta complexidade, corrigindo uma defasagem de duas décadas.

Também foram aprovadas, por iniciativa do vereador Edvaldo Dias, as Medalhas de Honra ao Mérito Frederico de Alvim Padilha para o Major BM Renan da Silva Barbosa Ferreira e para o Tenente-Coronel BM Gustavo Rumblesperger Guerra da Silva.



Encerrando o expediente com um gesto de valorização ao funcionalismo, o vereador Tiago Garnier realizou a entrega formal de uma Moção de Aplausos à engenheira municipal Camila Games Campos. Atuante no setor de Cadastro Imobiliário e Controladoria de Projetos Externos, a profissional foi homenageada pelo plenário em reconhecimento à ética e à excelência dos serviços prestados à municipalidade.

Por redação

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Varre-Sai sedia o Open Sudeste de Judô neste sábado





O município de Varre-Sai, conhecido como a Capital Estadual do Café, prepara-se para receber um dos eventos mais aguardados do cenário esportivo regional: o Open Sudeste de Judô. A competição, intitulada "O Maior Desafio do Tatame", está confirmada para ocorrer neste sábado, dia 20 de junho de 2026.

As disputas terão início às 8h30, sendo realizadas na Quadra da Mangueira. O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Varre-Sai, por meio das secretarias de Esporte, de Educação e Cultura, e de Assistência Social, além da chancela da Confederação Internacional de Interclubes de Judô (CIIJ).

Mais detalhes sobre a organização e a expectativa de público para o torneio podem ser conferidos no cartaz.

O evento reforça o compromisso da gestão local com o incentivo às práticas esportivas e a valorização da cultura na região.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Bom Jesus participa de Capacitação do Conexão CNM – Qualifica




Servidoras da prefeitura de Bom Jesus do Itabapoana participaram nesta quarta-feira (10/06) de uma capacitação do programa Conexão CNM – Qualifica (Confederação Nacional dos Municípios), no município de Campos dos Goytacazes. O curso regional "Gestão Ambiental e Climática: novas obrigações municipais" foi voltado ao aprendizado e ao desenvolvimento técnico de gestores e funcionários públicos municipais.

A capacitação tratou dos principais pontos relacionados à gestão ambiental e climática nos municípios, com foco nas novas responsabilidades locais, adaptação às mudanças climáticas, planejamento ambiental, cumprimento de obrigações legais e construção de estratégias para uma atuação municipal mais preventiva e sustentável.

O curso ministrado pela geóloga Claudia Lins, teve a presença de duas servidoras da Secretaria Municipal do Ambiente: a engenheira agrônoma Daniele Ferreira e a fiscal ambiental Thayna Gomes.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Projeto “Cuidar para Crescer” é concluído com sucesso na Creche Municipal Cachoeira Alegre



A Prefeitura Municipal de Natividade, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou a culminância do projeto “Cuidar para Crescer” na Escola Creche Municipal Cachoeira Alegre. A iniciativa teve como objetivo promover a conscientização ambiental entre as crianças, incentivando desde cedo a adoção de práticas sustentáveis e o cuidado com o meio ambiente.

Ao longo do projeto, os alunos participaram de diversas atividades educativas, vivências e momentos de aprendizado voltados à preservação da natureza. As ações buscaram demonstrar que pequenas atitudes no dia a dia podem contribuir significativamente para a construção de um futuro mais sustentável.

Durante a culminância, as crianças apresentaram aos familiares, professores e demais participantes tudo o que aprenderam ao longo das atividades. Com criatividade, entusiasmo e dedicação, os alunos compartilharam conhecimentos e experiências adquiridos durante o desenvolvimento do projeto.

A iniciativa reforça o compromisso da rede municipal de ensino com a formação de cidadãos conscientes, responsáveis e comprometidos com a preservação do planeta. Por meio de ações como essa, a Prefeitura de Natividade segue investindo na educação e no fortalecimento de valores que contribuem para um futuro melhor para as próximas gerações.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural inicia com grande participação em Cardoso Moreira





O primeiro dia do Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural foi marcado por acolhimento, cidadania e garantia de direitos em Cardoso Moreira. A ação, iniciada nesta terça-feira (16), reuniu mulheres trabalhadoras rurais e moradores do município em um importante movimento de inclusão social e acesso a serviços essenciais.

Durante o evento, a população teve acesso gratuito a diversos atendimentos, incluindo emissão de documentos e orientações que contribuem para o fortalecimento da cidadania e da inclusão social. A iniciativa busca facilitar o acesso a direitos fundamentais, especialmente para mulheres do campo, promovendo mais dignidade e oportunidades.




O mutirão acontece no Ginásio Nassib Assed e segue até quinta-feira, sempre das 9h às 15h. A expectativa é atender um grande número de pessoas ao longo dos três dias de programação.

Quem ainda não participou tem a oportunidade de aproveitar os serviços oferecidos. A organização reforça o convite para que a população compareça e tenha acesso aos atendimentos disponibilizados de forma gratuita.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

terça-feira, 16 de junho de 2026

Prefeitura de Pádua moderniza gestão de iluminação pública com novo aplicativo





Em uma iniciativa voltada para a modernização dos serviços públicos e o estreitamento do relacionamento com a comunidade, a Prefeitura de Santo Antônio de Pádua anunciou o lançamento do aplicativo "Ilumina Pádua". A nova solução tecnológica tem como principal objetivo otimizar a gestão da iluminação urbana no município, permitindo que os moradores participem ativamente da manutenção da cidade.

Conforme detalhado no material de divulgação, a ferramenta foi desenvolvida para oferecer mais praticidade ao cidadão, eliminando burocracias e acelerando o tempo de resposta das equipes responsáveis pelos reparos. O serviço busca garantir que ruas, praças e avenidas permaneçam devidamente iluminadas, contribuindo para a segurança e o bem-estar da população.

Funcionalidades do aplicativo

O aplicativo "Ilumina Pádua" foi projetado com uma interface intuitiva, focada na facilidade de uso. Para solicitar uma manutenção, o usuário deve seguir o passo a passo dentro da plataforma:

Identificação do Ponto: O aplicativo solicita o número da luminária, que pode ser localizado na placa de identificação fixada no próprio poste ou no braço do equipamento.

Localização Manual: Caso o morador não tenha o número da luminária, o sistema permite que o pedido seja feito informando o endereço detalhado, incluindo tipo de logradouro, nome da rua, bairro e número de referência.

Como Acessar

O aplicativo já está disponível para os munícipes e pode ser baixado nas principais lojas de aplicativos, Google Play e App Store.

Para mais informações e acesso ao portal de notificações da Secretaria Municipal de Iluminação Pública, os moradores podem acessar o link oficial:


Além do novo canal digital, a secretaria mantém canais de atendimento complementares para a população:

WhatsApp: O contato pode ser feito pelo número +55 22 99283-4090.

Atendimento Presencial: A Secretaria está sediada na Rua Pastor Samuel Leite Fonseca, S/N, no bairro Divinéia, em Santo Antônio de Pádua.

A prefeitura reforça que a utilização destas ferramentas é um passo importante para um cuidado mais eficiente com a infraestrutura da cidade, incentivando todos os moradores a colaborarem com o novo sistema.

Por Redação

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Prefeitura de Natividade convoca população para Audiência Pública de Saúde nesta terça-feira




A transparência na gestão pública ganha destaque nesta terça-feira, 16 de junho. A Prefeitura Municipal de Natividade, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e o Hospital de Natividade, convida todos os cidadãos para a Audiência Pública de Prestação de Contas da pasta.

O evento, que será realizado no Clube da Terceira Idade, às 18h30, tem como objetivo principal aproximar a administração pública da comunidade, permitindo que os moradores acompanhem de perto como os recursos destinados à saúde estão sendo aplicados no município.

Transparência e diálogo

A audiência é um espaço democrático voltado para o diálogo. Durante a sessão, serão apresentados balanços detalhados sobre:

Investimentos: Relatórios financeiros sobre a aplicação de verbas no setor.

Serviços Prestados: Um panorama das atividades e atendimentos realizados pelo Hospital de Natividade e pelas unidades de saúde.

Indicadores: Dados sobre o desempenho do sistema de saúde local.

Ações Estratégicas: Projetos desenvolvidos e metas futuras para o fortalecimento do atendimento à população.

A Secretaria de Saúde reforça que a participação popular é um pilar essencial para a construção de políticas públicas mais eficientes. Ao acompanhar a prestação de contas, o cidadão não apenas exerce seu papel de fiscalizador, mas também contribui diretamente com sugestões e demandas para o aprimoramento do sistema de saúde natividadense.

Participe

A administração municipal destaca que a saúde é um compromisso coletivo e convida todos os interessados a comparecerem.

Serviço:

Evento: Audiência Pública de Prestação de Contas da Saúde

Data: 16 de junho

Horário: 18h30

Local: Clube da Terceira Idade

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Rock in Rio 2026 passa a oferecer meia-entrada para profissionais da segurança pública

 Imagem: Lucas Diniz/CMRJ


Com os ingressos para o Rock in Rio 2026 já à venda, agentes de segurança pública de todo o país passam a contar, pela primeira vez, com o direito à meia-entrada no maior festival de música do Brasil. O benefício é garantido por lei municipal e também vale para eventos culturais e esportivos realizados na cidade do Rio de Janeiro.A medida contempla policiais penais, policiais civis, policiais militares, bombeiros militares e guardas municipais. O direito é garantido tanto aos profissionais da ativa quanto aos aposentados e, no caso dos militares, também aos integrantes da reserva.

O benefício foi instituído por meio de lei de autoria do vereador e policial penal licenciado Fernando Armelau (PL), aprovada pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro e em vigor desde 1º de abril deste ano.

Segundo Armelau, a iniciativa representa um reconhecimento ao trabalho desempenhado diariamente pelos agentes de segurança pública, especialmente em grandes eventos.

“Essa é uma lei, não um favor. Muitas vezes, enquanto as pessoas estão se divertindo, os agentes estão trabalhando para garantir que todos possam chegar e sair com segurança. Nada mais justo do que reconhecer esses profissionais, assegurando a eles o direito de também frequentar esses eventos em seus momentos de lazer, pagando meia-entrada”, afirmou o vereador.

Rock in Rio 2026

Datas: 4, 5, 6, 7, 11, 12 e 13 de setembro de 2026

Local: Cidade do Rock

Vendas: exclusivamente online, pelo site da Ticketmaster Brasil.

Quem tem direito à meia-entrada

Além dos agentes de segurança pública, o benefício é válido para estudantes, menores de 21 anos, pessoas com 60 anos ou mais, pessoas com deficiência e seus acompanhantes, professores e profissionais da rede de ensino do Rio de Janeiro, jovens de baixa renda, garis da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) e pessoas com doenças graves, conforme a legislação vigente.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Luto na televisão: Morre, aos 35 anos, a atriz turca Ece İrtem

Instagram/ Ice Irtem



O mundo da televisão amanheceu em luto na segunda-feira (15). A atriz turca Ece İrtem, que conquistou o público brasileiro recentemente por sua atuação na novela Coração de Mãe (versão dublada da trama One Love), faleceu aos 35 anos.

A notícia foi confirmada por seu representante legal, Uğur Gökkoyun. Segundo informações divulgadas pela imprensa local, a artista foi encontrada inconsciente em sua residência, na companhia da mãe. O falecimento ocorreu apenas um dia após o aniversário de 35 anos da atriz, comemorado neste domingo (14).

Causa do falecimento

De acordo com relatos preliminares, a suspeita principal é de que İrtem tenha sofrido um ataque cardíaco fulminante. A equipe jurídica da atriz informou que uma investigação foi aberta e que a causa oficial da morte será confirmada por meio de um relatório de autópsia, que deverá ser divulgado nos próximos dias.

Trajetória artística

Nascida em Sivas, em 1991, Ece İrtem construiu uma carreira sólida no cenário artístico turco. Com formação em Ópera e Performance Vocal pela Universidade Yaşar, a atriz também aprofundou seus conhecimentos em artes cênicas no Centro Cultural Sadri Alışık.

Sua popularidade transcendeu as fronteiras da Turquia através de produções como Kızılcık Şerbeti, Yeni Gelin e Sr. Errado. No Brasil, ela ganhou notoriedade ao interpretar a personagem Hande em Coração de Mãe, exibida atualmente pela Record TV.

Em nota oficial, a emissora brasileira lamentou a perda precoce da artista:

"A Record manifesta sua solidariedade aos familiares, amigos e admiradores da atriz, desejando conforto e força a todos neste momento de dor."

Colegas de profissão e roteiristas de renome na Turquia também utilizaram as redes sociais para prestar homenagens, destacando não apenas o talento, mas a personalidade generosa da atriz nos bastidores de seus trabalhos.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

segunda-feira, 15 de junho de 2026

Estudantes e secretarias municipais dão vida à história do Brasil em desfile memorável



O último sábado, 13 de junho, foi marcado pelo sentimento de unidade e celebração em Santo Antônio de Pádua. O desfile temático "O Brasil que foi notícia vai ganhar vida na avenida!" reuniu estudantes, professores, servidores públicos e a comunidade em uma apresentação vibrante que transformou as páginas da história do país em um grande espetáculo de civismo e valorização cultural.

O Paço Municipal tornou-se o epicentro de uma jornada cronológica, onde cada ala retratou momentos fundamentais que moldaram a identidade nacional. O evento não foi apenas um resgate histórico, mas uma demonstração de força e trabalho conjunto de toda a administração pública.

A força da união das secretarias

O grande diferencial desta edição foi a participação integrada das diversas pastas do município. O desfile refletiu o trabalho de meses de preparação, onde a união das secretarias garantiu que cada aspecto da nossa história fosse retratado com rigor e criatividade:

Cultura: Como protagonista do conceito artístico, a Secretaria de Cultura foi o motor do evento, responsável por transformar o enredo em uma experiência visual rica, orquestrando a narrativa que conectou o público às nossas tradições e expressões artísticas.

Educação: Alunos e professores trouxeram a essência da aprendizagem para a avenida, retratando em fantasias e coreografias as grandes conquistas que marcaram o Brasil ao longo das décadas.

Saúde e Esporte: Mostraram, através de alas dedicadas, a importância da promoção da qualidade de vida, do bem-estar e dos feitos esportivos como pilares fundamentais da nossa cultura e sociedade.

"O sucesso deste desfile é fruto de um trabalho coletivo. A integração entre a Cultura, que trouxe a alma da apresentação, e as demais secretarias, que deram o suporte e a dimensão necessária, mostra a força do nosso povo. Foi um desfile que uniu técnica, dedicação e, acima de tudo, o amor pela nossa história", destacou a coordenação.

Marco Sameiro



Um espetáculo para as famílias

Desde as 7h30, o público lotou a Rua dos Leites. O colorido das fantasias e o ritmo das apresentações prenderam a atenção de famílias inteiras, que prestigiaram um desfile marcado pela organização e pela emoção de ver a comunidade escolar e o serviço público tomando conta das ruas.

Mais do que um desfile, o evento de sábado reafirmou a importância de manter viva a memória coletiva, celebrando a resiliência brasileira com o brilho e o empenho de quem constrói a história da cidade todos os dias.



Simone Gargano

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Cardoso Moreira recebe Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural






O município de Cardoso Moreira recebe, entre os dias 16 e 18 de junho, o Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural. A ação acontece no Ginásio Poliesportivo Nassib Assed (Praça Ibrahim Assed, Centro), das 9h às 15h.

Embora o foco principal do programa seja garantir cidadania e direitos às mulheres do campo (como agricultoras familiares, assentadas e quilombolas), o evento é aberto a toda a população, incluindo homens e moradores da área urbana.

O mutirão é promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), em parceria com o Ministério das Mulheres, o Instituto Federal do Piauí (IFPI) e a Prefeitura de Cardoso Moreira, contando com o apoio de mais de 20 órgãos públicos. Esta é a oitava edição do evento no estado do Rio de Janeiro desde 2025, consolidando mais de 11 mil atendimentos na região.

Principais Serviços Oferecidos

Os cidadãos de Cardoso Moreira e de municípios vizinhos terão acesso a uma ampla gama de atendimentos gratuitos divididos em diferentes setores:

Documentação e Direitos: Emissão e atualização de CPF, Carteira de Identidade Nacional (CIN), segunda via de certidões e orientações sobre a Carteira de Trabalho Digital e seguro-desemprego.

Agricultura Familiar: Regularizações junto ao INCRA, emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e orientações sobre crédito rural (Pronaf, PAA e PNAE).

Previdência e Jurídico: Orientações previdenciárias e atendimento em Direito de Família (divórcio, pensão alimentícia, guarda e união estável).

Ações Municipais (Prefeitura):

Assistência Social: Atendimentos do Cadastro Único, orientações sobre o BPC e atividades do Programa Criança Feliz.

Saúde: Testes de glicemia, vacinação e pronto atendimento.

Cultura: Inscrições para oficinas do projeto "Cultura Presente nos Territórios" e apresentações culturais.

Autoridades como o superintendente federal do MDA/RJ, Victor Tinoco, e a superintendente regional do INCRA, Maria Lúcia de Pontes, destacaram o papel estratégico de Cardoso Moreira, que abriga três assentamentos federais, para centralizar o atendimento e fortalecer a agricultura familiar em todo o Norte Fluminense. A prefeita Geane Vincler celebrou a parceria, reforçando o compromisso de aproximar os serviços públicos essenciais de quem mais precisa.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Prefeitura de Miracema intensifica zeladoria urbana com mutirão no bairro Nossa Senhora de Fátima




Com o objetivo de assegurar melhores condições de infraestrutura e qualidade de vida para os moradores, a Prefeitura de Miracema deu continuidade, nesta semana, às suas ações estratégicas de manutenção urbana. Desta vez, a frente de trabalho concentrou esforços no bairro Nossa Senhora de Fátima.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente mobilizou equipes para realizar um mutirão de limpeza focado em um dos pontos mais utilizados pela comunidade local: a escadaria de acesso à Rua Wander Rodrigues da Gama.

Zeladoria e Acessibilidade

A intervenção foi abrangente e focou na revitalização do espaço público. Os serviços executados incluíram a limpeza profunda da escadaria, a remoção de resíduos sólidos e a manutenção geral da estrutura.

De acordo com a administração municipal, a ação vai além da estética urbana. A manutenção da escadaria é fundamental para garantir a segurança dos pedestres que transitam diariamente pelo local, promovendo mais acessibilidade e facilitando o deslocamento seguro dos moradores entre as vias.

Compromisso contínuo

Esta iniciativa faz parte de um cronograma de trabalho estabelecido pela gestão municipal, que busca atender diferentes bairros do município de forma sistemática.

"A Prefeitura de Miracema segue trabalhando diariamente para manter a cidade mais limpa, organizada e acolhedora para toda a população. Nosso compromisso é com o bem-estar de quem vive aqui", destacou a pasta em nota oficial.

A Secretaria de Meio Ambiente reforça que as ações de zeladoria são constantes e que a colaboração da população, por meio do descarte correto de resíduos, é essencial para que os espaços públicos permaneçam conservados por mais tempo.

Para solicitações de serviços de manutenção ou outras demandas, o cidadão pode entrar em contato com os canais oficiais da Prefeitura de Miracema.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Varre-Sai se prepara para celebrar sua herança italiana no tradicional Festival do Vinho




A expectativa já toma conta da cidade. Nos dias 24, 25 e 26 de julho, a Área de Eventos de Varre-Sai será palco de um dos encontros mais aguardados do Noroeste Fluminense: o Festival do Vinho. O evento, que já é uma marca registrada no calendário regional, promete unir tradição, gastronomia e muita celebração para exaltar as raízes italianas que moldaram a identidade local.

A programação foi pensada para oferecer uma imersão completa na cultura que dá nome à festa. Os visitantes poderão degustar o prestigiado vinho de jabuticaba, iguaria que se tornou símbolo da produção artesanal varre-saiense, aliada a uma gastronomia que remete aos costumes dos imigrantes que colonizaram a região.

Uma celebração de cultura e tradição

O Festival do Vinho não se resume apenas à bebida. A organização preparou uma agenda cultural intensa para atrair famílias e turistas de todo o estado. Entre os pontos altos estão:

Resgate Histórico: O emocionante Desfile das Famílias Italianas e as apresentações do grupo de Bailado, que trazem a coreografia e o colorido das tradições da Itália para as ruas de Varre-Sai.

Beleza e Charme: A noite de gala que define a Garota Fest Vinho, um dos momentos de maior expectativa e glamour da festa.

Música para todos os gostos: Um line-up com shows regionais e atrações nacionais foi escalado para garantir que a energia se mantenha alta durante todo o fim de semana.
Serviço:

O quê: Festival do Vinho de Varre-Sai

Quando: 24, 25 e 26 de Julho

Onde: Área de Eventos – Varre-Sai/RJ

Com o clima ameno característico da temporada e a hospitalidade típica da região, a organização convida moradores e visitantes a reservarem a data no calendário. Mais do que um evento, o Festival do Vinho é a celebração do orgulho e da história de Varre-Sai.

Prepare a sua taça e o seu coração: o brinde à tradição está apenas começando.

Gostaria que eu adaptasse este texto para algum formato específico, como um post para redes sociais ou um roteiro de rádio?

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

domingo, 14 de junho de 2026

Copa do Mundo 2026: Bancos adotam horário especial em dias de jogos do Brasil


Foto: Valter Campanato/Agência Brasil


Com o início da Copa do Mundo 2026, a rotina dos brasileiros sofre alterações pontuais, especialmente no setor bancário. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) confirmou que, para garantir a segurança e a fluidez do atendimento, as agências bancárias terão horários de funcionamento diferenciados sempre que a Seleção Brasileira entrar em campo.

A norma estabelece que o atendimento presencial ao público será encerrado duas horas antes do horário de início das partidas da Seleção. A medida visa permitir que clientes e funcionários possam se deslocar ou se preparar para acompanhar o desempenho da equipe nacional.

Confira as regras de funcionamento:

Jogos às 14h: O expediente ao público termina às 12h.

Jogos às 16h: O atendimento será encerrado às 14h.

Jogos às 17h: As agências fecham às 15h.

Canais digitais seguem operando

Apesar da redução no expediente físico, a Febraban ressalta que a população não ficará desassistida. Os canais de atendimento digital e remoto, como aplicativos, internet banking, caixas eletrônicos e central telefônica, continuarão operando normalmente, oferecendo as mesmas funcionalidades para transferências, pagamentos e consultas financeiras, 24 horas por dia.

As instituições financeiras foram orientadas a fixar avisos em locais visíveis nas agências, informando os clientes sobre os horários especiais com antecedência. A recomendação aos usuários é que antecipem a ida aos bancos ou utilizem os meios eletrônicos para evitar qualquer tipo de contratempo durante o período do mundial.

Por Redação C/ Extra

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Secretaria de Estado de Agricultura fortalece produção de uvas e vinhos e amplia debate sobre o enoturismo




O estado do Rio de Janeiro vem se consolidando como uma nova fronteira da vitivinicultura nacional. Com altitudes elevadas, clima ameno e técnicas especializadas de cultivo, diferentes regiões fluminenses têm conquistado reconhecimento pela qualidade de seus rótulos e pelo crescimento da produção de vinhos. A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, vem fortalecendo o setor com iniciativas voltadas à ampliação da produção e ao desenvolvimento sustentável da viticultura fluminense, incentivando a diversificação no campo, a geração de renda e a valorização de produtos com identidade regional.

Municípios como Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, São José do Vale do Rio Preto, Areal, Três Rios, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Duas Barras e São Fidélis vêm se destacando no cenário estadual, fortalecendo a cadeia produtiva e impulsionando o desenvolvimento do enoturismo como importante vetor econômico. Outro avanço importante para o setor é a busca pelo reconhecimento territorial por meio da Indicação Geográfica (IG) e da Marca Coletiva (MC), instrumentos que valorizam produtos originários de territórios específicos e reconhecem suas qualidades ligadas ao meio geográfico, à cultura e ao saber local. O reconhecimento fortalece a identidade da produção fluminense e amplia sua competitividade no mercado nacional.

- O Rio de Janeiro reúne condições únicas para a produção de vinhos de excelência. O fortalecimento dessa cadeia produtiva impulsiona o desenvolvimento regional, gera oportunidades para os produtores e amplia o potencial turístico do nosso estado - destacou o secretário de Agricultura, Felipe Brasil.

Para fortalecer esse setor, a pasta disponibiliza, por meio do Agrofundo, a linha de crédito Frutificar, voltada também aos produtores de uva. O programa oferece financiamento com juros baixos para investimentos na ampliação e modernização da produção, incluindo melhorias na infraestrutura, aquisição de equipamentos e adoção de tecnologias que contribuem para o aumento da produtividade. Além disso, a pasta oferece apoio técnico aos produtores, garantindo excelência na qualidade do produto e incentivando o desenvolvimento sustentável da cultura no estado.

Congresso Desafios do Enoturismo no Estado do Rio de Janeiro amplia debate sobre o setor

Com o objetivo de fortalecer ainda mais a viticultura fluminense, produtores, pesquisadores e amantes de vinho, participaram do III Congresso Desafios do Enoturismo no Estado do Rio de Janeiro, realizado nos dias 19 e 20 de maio, no Palácio Tiradentes. O encontro promoveu a troca de experiências e o debate sobre estratégias para ampliar o potencial do enoturismo no estado, consolidando políticas públicas e iniciativas voltadas ao fortalecimento da cadeia produtiva da uva e do vinho.

Durante o congresso, especialistas discutiram caminhos para ampliar a visibilidade da produção fluminense, fortalecer a identidade territorial dos vinhos locais e consolidar o Rio de Janeiro como referência nacional em inovação, qualidade e turismo associado à vitivinicultura.

- Foi uma satisfação participar do III Congresso Desafios do Enoturismo no Estado do Rio de Janeiro e contribuir para um debate tão importante para o setor. Como produtor, acredito que o enoturismo tem um papel fundamental na valorização da vitivinicultura fluminense, pois aproxima o consumidor do campo, fortalece os produtores e gera oportunidades para toda a cadeia da uva e do vinho. Eventos como esse ajudam a dar visibilidade ao potencial que o Rio de Janeiro tem para se consolidar cada vez mais como uma região produtora de vinhos de qualidade - contou o vitivinicultor e sócio da Vinícola Di Bento, Luiz Eduardo Abreu.

Há quatro anos, Luiz Eduardo e sua família vêm se dedicando à construção desse projeto, investindo no cultivo de uvas e no fortalecimento da produção vitivinícola fluminense. O trabalho familiar tem contribuído para consolidar a vinícola, aliando tradição, inovação e a valorização, além de reforçar o potencial do estado para a produção de vinhos de excelência e para o desenvolvimento do enoturismo regional.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Bom Jesus participa de Capacitação do Conexão CNM – Qualifica




Servidoras da prefeitura de Bom Jesus do Itabapoana participaram na quarta-feira (10/06) de uma capacitação do programa Conexão CNM – Qualifica (Confederação Nacional dos Municípios), no município de Campos dos Goytacazes. O curso regional "Gestão Ambiental e Climática: novas obrigações municipais" foi voltado ao aprendizado e ao desenvolvimento técnico de gestores e funcionários públicos municipais.

A capacitação tratou dos principais pontos relacionados à gestão ambiental e climática nos municípios, com foco nas novas responsabilidades locais, adaptação às mudanças climáticas, planejamento ambiental, cumprimento de obrigações legais e construção de estratégias para uma atuação municipal mais preventiva e sustentável.

O curso ministrado pela geóloga Claudia Lins, teve a presença de duas servidoras da Secretaria Municipal do Ambiente: a engenheira agrônoma Daniele Ferreira e a fiscal ambiental Thayna Gomes.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Jovens de Cardoso Moreira buscam formação cidadã em prova seletiva da Guarda Mirim




Dezenas de jovens cardosenses deram um passo importante em direção ao desenvolvimento pessoal e à cidadania no último sábado (13). Foi realizada, no período da manhã, a prova seletiva para o ingresso nas novas turmas da Guarda Mirim do município, mobilizando candidatos determinados a conquistar uma vaga no projeto.

O processo seletivo transcorreu em clima de tranquilidade e foco. Durante a aplicação dos exames, os candidatos demonstraram alto nível de dedicação e responsabilidade, cientes de que a avaliação abre portas para uma trajetória de aprendizado prático e amadurecimento social.

Formação cidadã e construção de valores

O interesse expressivo dos jovens reforça a relevância da Guarda Mirim de Cardoso Moreira na região. Mais do que uma oportunidade de inserção social, o projeto é reconhecido por atuar diretamente na base da formação dos cidadãos. A estrutura da instituição foca em três pilares principais:

Disciplina e Convivência: Dinâmicas que estimulam o respeito mútuo, a cooperação e o trabalho em equipe.

Aprendizado Prático: Atividades que expandem o conhecimento geral e preparam para os desafios cotidianos.

Valores para a Vida: Diretrizes éticas que dão suporte aos jovens para enfrentar o mercado de trabalho e a vida adulta.

"A Guarda Mirim vai muito além de uma oportunidade: é um espaço de aprendizado, disciplina, convivência e construção de valores que ajudam a preparar nossos jovens para os desafios da vida."

Reconhecimento e próximos passos

Após a conclusão das provas, a organização do processo seletivo parabenizou publicamente todos os participantes pela determinação e pelo empenho demonstrados ao longo do dia. O esforço de cada candidato reflete o desejo de evolução e o compromisso com o próprio futuro.

Com o encerramento desta etapa, os jovens agora aguardam a divulgação dos resultados oficiais. Fica o desejo de sucesso a todos os participantes nesta fase tão significativa, com a certeza de que o empenho de ontem será a base para muitas conquistas que ainda virão.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

sábado, 13 de junho de 2026

Música e cultura tomam conta da Beira Rio neste domingo com a Orquestra Retocando



O próximo domingo, 14 de junho, promete ser de muita emoção e encanto na Praça São Pedro, a tradicional Beira Rio. O projeto Família na Praça traz, em sua programação desta semana, uma apresentação especial da Orquestra Retocando, reunindo música, cultura e lazer em um ambiente voltado para toda a comunidade.

O evento é uma oportunidade ideal para famílias que buscam um programa agradável ao ar livre. A Orquestra Retocando, reconhecida pelo talento de seus jovens músicos, promete um repertório capaz de envolver públicos de todas as idades, reforçando o papel da música como ferramenta de transformação e união.

Programe-se

A iniciativa reforça a importância da ocupação dos espaços públicos com atividades culturais de qualidade. A organização convida os moradores de Itaperuna a prestigiarem o talento local e a aproveitarem a tarde de domingo em um ambiente acolhedor.

Data: 14 de junho (domingo)

Horário: Das 16h30 às 18h30

Local: Praça São Pedro (Beira Rio)

O evento é gratuito e aberto a todas as idades. Prepare sua cadeira, reúna a família e venha celebrar a arte e a cultura da nossa cidade!

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Prefeitura de Natividade abre Processo Seletivo para a Secretaria de Desenvolvimento Social



A Prefeitura Municipal de Natividade anunciou, nesta semana, a abertura de um novo Processo Seletivo Simplificado voltado ao preenchimento de vagas na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

O certame foi oficializado por meio do Edital nº 001/2026, que já está disponível para consulta pública. O documento é a ferramenta principal para os cidadãos interessados em integrar a equipe da pasta, contendo todas as diretrizes necessárias para a participação.

Como acessar e participar

Para verificar as oportunidades disponíveis, os requisitos de qualificação, o cronograma detalhado de etapas e outras informações cruciais, os candidatos devem acessar o portal oficial do município pelo link abaixo:


Recomendação importante

A administração municipal reforça a necessidade de leitura atenta e completa do edital. O documento contém as regras do processo, os prazos de inscrição, os critérios de seleção e as documentações exigidas. O pleno conhecimento dessas informações é fundamental para que o candidato não perca prazos ou cometa erros que possam resultar em sua desclassificação.

Esta é uma oportunidade para profissionais que buscam atuar no setor de desenvolvimento social do município e contribuir com as políticas públicas voltadas à população de Natividade.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Keiko Fujimori vence eleições no Peru em pleito marcado pela polarização e por novo debate sobre sistemas eleitorais


Foto: Reuters



Em uma das disputas mais acirradas e polarizadas da história recente do Peru, Keiko Fujimori, líder da direita, consolidou sua vitória na corrida presidencial. O resultado, que confirma a filha do ex-presidente Alberto Fujimori no comando do Palácio do Governo, foi celebrado por lideranças e setores conservadores em toda a América Latina, sendo interpretado como um ponto de inflexão na maré política regional.

A vitória, definida por uma margem estreita de votos, encerra meses de uma campanha tensa, na qual o modelo de votação tornou-se, por si só, um elemento central da narrativa pública.

O debate sobre a transparência nas urnas

Nas redes sociais, o triunfo de Fujimori foi acompanhado por uma onda de comentários focados na logística do pleito. Apoiadores da presidente eleita destacaram a utilização de cédulas de papel como um diferencial de segurança. Para este grupo, o modelo físico é visto como um símbolo de transparência, capaz de blindar o processo contra desconfianças e assegurar a legitimidade do resultado nas urnas.

Outro ponto que ganhou tração entre os simpatizantes foi a ausência da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) na observação e apoio técnico das eleições. O tema, que foi objeto de intensa controvérsia e debate político durante a campanha, serviu, para os defensores de Keiko, como uma demonstração de soberania nacional sobre o processo democrático.

O cenário regional: um recado às esquerdas?

Para analistas e movimentos conservadores do continente, a eleição peruana vai além das fronteiras do país. A vitória de Keiko é lida como um sinal contundente do refluxo das forças de esquerda na América Latina, que nos últimos anos dominaram o cenário político regional sob bandeiras socialistas e de forte presença do Estado.

O eleitorado que sustentou a candidatura de Keiko deu voz a uma demanda por mudanças: a rejeição ao aumento descontrolado do gasto público, a busca por maior segurança jurídica e física, e a promessa de estabilidade econômica diante de um cenário de incertezas.

O desafio da governabilidade

A agenda que levou Keiko à presidência é clara: o combate rigoroso ao crime organizado, a promoção da economia de mercado e a atração de investimentos privados. Essas propostas foram o pilar que permitiu à candidata conectar-se com uma fatia considerável da população, exausta pela sucessão de crises institucionais que paralisaram o Peru nos anos anteriores.

Contudo, a oposição política, embora derrotada nas urnas, adverte que o país permanece profundamente dividido. Representantes das forças progressistas argumentam que a vitória apertada é, na verdade, um reflexo de uma nação partida ao meio. Para eles, as tensões sociais e os desafios econômicos estruturais que alimentaram a campanha não desaparecerão com a posse de um novo governo e continuarão a ser o motor dos debates políticos e das demandas populares nos próximos anos.

Com o encerramento do processo eleitoral, Keiko Fujimori agora enfrenta o desafio de transitar de uma campanha de embates ideológicos para a gestão prática de um Estado que clama por pacificação e respostas concretas às suas crises sistêmicas.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Parque de Exposições Raul Veiga recebe projeto “Brincando na Praça” neste domingo em Cordeiro




A Prefeitura de Cordeiro promove neste domingo, 14 de junho, uma programação especial voltada para crianças e famílias do município. Das 10h às 16h, o Parque de Exposições Raul Veiga será palco do projeto Brincando na Praça, iniciativa que promete transformar o espaço em um grande ambiente de lazer, diversão e convivência comunitária.

Realizado pela INOVA, o projeto tem como objetivo incentivar o bem-estar, a integração social e o desenvolvimento infantil por meio de atividades lúdicas e educativas. A programação é gratuita e foi planejada para oferecer entretenimento de qualidade para crianças de diferentes faixas etárias, além de proporcionar momentos de interação entre pais, responsáveis e filhos.

Entre as atrações confirmadas estão brincadeiras interativas, bolha de sabão gigante, oficina de jardinagem, oficina de massinha, oficina de pintura em folhas, teatro de fantoches e brinquedos infláveis. A expectativa é reunir centenas de famílias em um dia marcado pela criatividade, aprendizado e muita diversão.

A Prefeitura destaca que a iniciativa reforça a importância dos espaços públicos como locais de encontro, convivência e fortalecimento dos vínculos familiares. O evento é aberto a toda a população e convida os moradores a participarem de uma experiência que une lazer, cultura e educação em um ambiente acolhedor e seguro.

Serviço

Evento: Brincando na Praça
Data: 14 de junho
Horário: Das 10h às 16h
Local: Parque de Exposições Raul Veiga
Entrada: Gratuita

A Prefeitura de Cordeiro convida toda a população para prestigiar o evento e aproveitar um domingo especial ao lado da família.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

sexta-feira, 12 de junho de 2026

Câmara de Pádua aprova homenagens e discute demandas de infraestrutura em sessão ordinária


Foto: Ascom CMP



Na sessão ordinária realizada na última quarta-feira, 10 de junho de 2026, a Câmara Municipal de Santo Antônio de Pádua apreciou uma pauta extensa marcada pela aprovação unânime de projetos de homenagem, além de debates sobre infraestrutura urbana e demandas comunitárias em diferentes bairros do município. A reunião foi conduzida pela Mesa Diretora e seguiu o rito legislativo com leitura bíblica inicial, feita pelo vereador Valdek Azevedo, e aprovação da ata da sessão anterior.

Estiveram presentes no plenário o presidente Renan Sanches e os vereadores Alessandro Ferreira de Macedo, Elton Amaral Brum, Edvaldo Dias, Francisco de Assis, Tiago Alvarenga, Luciano Arruda, Ralph Kezen, Valdek Azevedo Gulineli e Oziel de Magalhães.

Infraestrutura e propostas de reorganização territorial

Durante o uso da tribuna, vereadores apresentaram relatos e cobranças relacionadas a problemas estruturais em bairros do município. O vereador Tiago Garnier destacou uma visita recente ao bairro Glória, onde identificou a necessidade de intervenções no sistema de esgotamento sanitário. Ele também cobrou a limpeza de vias tomadas por barro e apontou pendências de pavimentação no bairro Chalé, citando a expectativa de uma força-tarefa do Executivo para atender às demandas.

O parlamentar ainda chamou atenção para a necessidade de reparos em degraus e corrimões na Avenida Souza. No mesmo pronunciamento, apresentou indicação sugerindo estudos técnicos e administrativos para a possível elevação dos bairros Ibitinema e Chalé à condição de distritos municipais, medida que, segundo ele, poderia ampliar a autonomia administrativa e o reconhecimento dessas localidades.

Já o vereador Elton Brum utilizou a tribuna para prestar solidariedade pelo falecimento de Maria Andrade, além de manifestar reconhecimento ao atendimento prestado pelo Hospital Municipal Hélio Montezano, destacando a qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população.

Recursos para saúde, educação e esporte

O vereador Ralph Kezen apresentou informações sobre a destinação de recursos viabilizados por meio de articulação com o deputado federal Glauber Braga. Segundo ele, foram assegurados R$ 1 milhão para investimentos no Instituto Federal Fluminense (IFF) e R$ 500 mil destinados à APAE do município, com foco em melhorias na área da saúde.

Kezen também informou sobre a permanência de uma unidade móvel de exames de mamografia e ultrassonografia no município até o próximo domingo, reforçando a importância da procura pelos serviços junto à Secretaria Municipal de Saúde.

No campo esportivo, o parlamentar celebrou a classificação da equipe Sub-20 do Paduano Esporte Clube às oitavas de final do Torneio Otávio Pinto Guimarães (OPG), após vitória sobre o Pérolas Negras. Ele convocou a população para acompanhar a partida de ida, marcada para domingo, no estádio local.

Ainda em sua fala, Kezen mencionou tratativas junto ao gabinete do deputado estadual Rosenverg Reis, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, para a renovação ou criação de legislação que mantenha a isenção de ICMS na compra de veículos por taxistas autônomos.

Aprovação de honrarias marca Ordem do Dia

A Ordem do Dia foi dedicada à análise e aprovação de projetos de resolução que concedem títulos e medalhas de mérito a personalidades civis e militares. Todas as proposições foram aprovadas por unanimidade.

Entre as homenagens, destacou-se a concessão da Medalha do Mérito Legislativo Deputado José Kezen ao deputado federal Sóstenes Cavalcante, em reconhecimento ao envio de mais de R$ 5 milhões em emendas parlamentares destinadas à saúde do município.

Também foram aprovadas a Medalha Deputado José Kezen ao vereador Valdek Azevedo Gulineli, a Medalha de Honra ao Mérito Frederico de Alvim Padilha ao auxiliar de enfermagem João Batista Gonçalves Leite, além dos Títulos de Cidadão Paduano concedidos a Jorge Magno Borges Caieira e ao 3º Sargento da Polícia Militar Maicon Ferreira de Souza.

Encerramento com homenagem esportiva



Antes do encerramento da sessão, o plenário realizou a entrega de uma Moção de Aplausos ao atleta e profissional de Educação Física Kaike Amon Pinto da Silva, em reconhecimento à sua participação na Maratona Internacional de Porto Alegre representando o município. O homenageado fez uso da palavra para agradecer a honraria concedida pelo Legislativo.

Novos projetos e indicações foram apresentados durante o expediente e seguem em tramitação, com previsão de análise nas próximas sessões da Câmara Municipal.

Por Redação C/ Ascom CMP



















COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Cine CRAS leva cultura e entretenimento para moradores de Laje do Muriaé


 

Os moradores de Laje do Muriaé terão uma oportunidade especial de lazer e convivência na próxima semana. O projeto Cine CRAS promoverá uma manhã de diversão, cultura e integração social com a exibição do filme “DivertidaMente”, reunindo crianças, jovens e famílias em um ambiente acolhedor e descontraído.

A iniciativa busca proporcionar momentos de entretenimento e fortalecer os vínculos comunitários por meio da arte e da cultura, oferecendo uma programação gratuita para toda a população.

O evento será realizado no dia 16 de junho, a partir das 8h, no CRAS II – Querosene. A expectativa é reunir participantes de diferentes idades para compartilhar uma experiência divertida e enriquecedora.

De acordo com a organização, o Cine CRAS é uma oportunidade para aproximar a comunidade, incentivar a convivência familiar e garantir acesso a atividades culturais de forma inclusiva e acessível.

Serviço

Cine CRAS – Diversão Garantida em Laje do Muriaé!
Filme: Divertida Mente
Data: 16 de junho
Horário: 8h
Local: CRAS II – Querosene

A participação é gratuita, e toda a comunidade está convidada a prestigiar esse momento especial de lazer, aprendizado e diversão.








COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Candidatos à Guarda Mirim em Cardoso Moreira se preparam para prova seletiva neste sábado





Os candidatos inscritos no processo seletivo da Guarda Mirim de Cardoso Moreira darão mais um importante passo rumo a uma oportunidade que contribui para a formação cidadã, o desenvolvimento pessoal e a construção de um futuro promissor.

A Prova Seletiva será realizada neste sábado, 13 de junho, das 8h às 12h, na Escola Maria da Penha. A etapa faz parte do cronograma oficial do processo e é fundamental para a seleção dos jovens participantes.

Após a aplicação da prova, os candidatos deverão acompanhar as próximas fases do processo:

23 de junho – Divulgação do Resultado Preliminar;
30 de junho – Entrevistas, das 8h às 16h, no CRAS;
02 de julho – Divulgação do Resultado Final.

A iniciativa busca oferecer aos jovens uma experiência enriquecedora, incentivando valores como responsabilidade, disciplina, cidadania e compromisso com a comunidade.

A organização deseja boa sorte a todos os participantes e reforça a importância da dedicação em cada etapa. Mais do que um processo seletivo, a Guarda Mirim representa uma oportunidade de aprendizado, crescimento e novas perspectivas para o futuro.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA