Os consumidores brasileiros deverão se preparar para um custo extra na conta de energia elétrica durante o mês de julho. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou que a bandeira tarifária permanecerá na cor amarela.
Com a manutenção do patamar, será mantida a cobrança adicional de R$ 1,88 a cada 100 kWh (quilowatt-hora) consumidos.
Segundo o órgão regulador, a decisão de manter a bandeira amarela é reflexo direto do período de seca que atinge diversas regiões do país. A estiagem reduz o nível dos reservatórios das hidrelétricas, o que compromete a capacidade de geração de energia e força o acionamento de fontes mais caras para garantir o abastecimento, como as usinas termelétricas.
A bandeira tarifária é um mecanismo utilizado pela Aneel para sinalizar os custos reais da produção de energia, permitindo que o consumidor ajuste seu consumo caso deseje evitar altas na conta ao final do mês.
Por Redação C/ R7
COMPARTILHE
Curta Nossa Página no Facebook
