quinta-feira, 25 de junho de 2026

Secretarias municipais unem forças para fortalecer o enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes






Com o propósito de intensificar a proteção infantojuvenil no município, a Secretaria de Educação foi palco, na manhã de quarta-feira, de uma reunião técnica estratégica voltada ao fortalecimento das políticas públicas de enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes.

O encontro teve como foco central a integração entre as pastas, buscando superar gargalos e otimizar a comunicação entre os órgãos responsáveis. O objetivo é claro: garantir que a rede de proteção de Italva atue de forma coordenada, assegurando um atendimento mais rápido e humanizado para aqueles que mais precisam.

Integração como pilar da proteção

A reunião contou com a participação de lideranças de setores fundamentais da administração pública, consolidando um esforço intersetorial necessário para lidar com a complexidade do tema. 

Estiveram presentes:

Wanderlei Mendes, secretário de Educação;

Adriana Pelanca, secretária de Saúde;

Marivaldo Almeida, secretário de Segurança Pública;

Loham Amorim, representante do Controle Interno.

Além dos titulares das pastas, o evento destacou o papel dos servidores técnicos. Profissionais que atuam na ponta, responsáveis pela execução prática do planejamento estratégico, participaram ativamente das discussões, trazendo a experiência do dia a dia para a mesa de trabalho.

Um dever compartilhado

Durante o debate, foi enfatizado que a proteção de crianças e adolescentes não é uma tarefa isolada de uma única secretaria, mas um dever coletivo que exige articulação constante. A integração das forças de segurança, saúde e educação é vista pela gestão municipal como o caminho mais eficaz para prevenir violações de direitos e oferecer suporte imediato às vítimas em todo o território de Italva.

"Cuidar dos nossos jovens exige um esforço conjunto e coordenado. Seguimos trabalhando de forma integrada, porque proteger a infância e a juventude é um compromisso inegociável de todos nós", destacou a equipe presente ao final do encontro.

A expectativa é que as novas diretrizes alinhadas na reunião comecem a ser implementadas nas próximas semanas, reforçando a vigilância e o suporte especializado em toda a rede pública municipal.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA