segunda-feira, 21 de maio de 2018

Governo do Rio lança Conselho Estadual de Futebol


Objetivo é elaborar e fiscalizar as políticas relacionadas ao esporte


O governador Luiz Fernando Pezão lançou, nesta segunda-feira (21/05), no Palácio Guanabara, o Conselho Estadual do Futebol Masculino e Feminino do Rio de Janeiro (Conefut-RJ), órgão de caráter normativo e consultivo, que será vinculado à Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje). O Conselho tem como finalidade propor, elaborar, sugerir e fiscalizar, em âmbito estadual, políticas relacionadas ao futebol, como determina a Lei 7.948/18, de autoria do deputado Geraldo Pudim, que também esteve presente no evento.  

Não haverá aumento de despesas para a pasta, já que a norma também prevê a criação do Fundo Estadual do Futebol (Funefut-RJ), cujos recursos sairão da Loterj, com percentual destinado das rendas de todos os jogos de futebol disputados no âmbito regional. Os valores ainda serão definidos. Durante a apresentação do Conefut-RJ, que contou com a presença de técnicos e representantes de vários órgãos e associações ligadas ao futebol, o governador ressaltou que o estado é pioneiro na criação de um conselho totalmente dedicado ao esporte mais popular do País.
 

- O Rio de Janeiro é o primeiro estado a ter uma iniciativa desse tipo. Eu acho que precisamos levar a ideia do conselho para o nível nacional, porque é extremamente importante incentivar o esporte. Essa é uma política pública que, junto com a educação, pode ajudar muito o estado e o país – afirmou Pezão.
 

A implantação do Conselho ficará a cargo da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, que a partir de agora vai criar um grupo de trabalho para definir os 51 membros representantes.

- A expectativa da secretaria com a implantação do Conselho é a melhor possível. Vamos começar um plano de trabalho para montar uma comissão, eleger os representantes e marcar as reuniões. Não adianta ficar uma discussão só no âmbito do governo, precisamos somar forças com a sociedade civil, com os representantes de classes, com os atletas que vivenciam in loco e trazer essas experiências para dentro. O importante é agregar - explicou o secretário de Estado, Esporte, Lazer e Juventude, José Ricardo Brito.
 

O lançamento contou ainda com a presença do ex-jogador, Wilson Gottardo, assessor especial para assuntos de futebol, que foi representando o ministro dos Esportes, Leandro Cruz. O ex-técnico da Seleção Brasileira, Carlos Alberto Parreira, também participou do evento e elogiou a criação do Conselho.

- É mais um passo que se dá na tentativa de não só modernizar, como estruturar e proteger o futebol brasileiro, o futebol carioca e o que esse estado representou e representa para o esporte. O que a gente precisa é estruturar para que a gente volte a ter o Maracanã, o Rio de Janeiro fortalecidos e nos dando as alegrias que nos deram no passado – ressaltou o ex-técnico.



COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA