domingo, 3 de junho de 2018

Pintor porciunculense é premiado no Festival Internacional de Arte Naif de Guarabira, na Paraíba


O pintor Ernane Cortat, natural de Santa Clara, distrito de Porciúncula, foi agraciado com o Prêmio Aquisição no Festival Internacional de Arte Naif de Guarabira (PB), no qual participa com as obras “Festa de Nossa Senhora da Luz” e “Nossa Senhora Imaculada Conceição”.
O Festival, iniciado em 23 de maio segue até 30 de junho e já contemplou o nosso grande e talentoso artista.
Ernane Cortat é um conhecido artista naif contemporâneo, que consta entre os maiores nomes do gênero no cenário nacional e internacional. Nascido em 1951 na vila de Santa Clara, distrito de Porciúncula, estado do Rio de Janeiro, filho de Geraldo Vieira Cortat e Neréa Ramos Cortat, o artista é formado em Psicologia Clínica e reside na cidade do Rio de Janeiro . Começou a pintar profissionalmente em 1976.
Criado em uma família de pintores, seu irmão, Sylvio Cortat, foi uma das pessoas que mais o influenciou, quem o incentivou a começar a se dedicar mais à pintura, que só aconteceu quando se mudou para os EUA. Sylvio também desenvolveu obras de arte Naif, indo em direção a tendências diferentes.
Ernane Cortat já fez 53 exposições individuais e mais de 200 exposições coletivas em cidades como Rio de Janeiro, Brasília, Bogotá, Santiago do Chile, New York, Washington, Miami, Paris, Londres, Nápolis, Tel Aviv, Caracas, São Paulo entre outras.
Dentre os sonhos do secretário municipal Vitor José De Araújo Cunha para enriquecer a Cultura de Porciúncula está a realização de uma exposição com obras do autor no Centro Cultural Dr. Edésio Barbosa da Silva: "Ernane Cortat é espetacular! É porciunculense e muito pouco conhecido em nossa comunidade, embora seja reconhecido internacionalmente. Sonho trazer sua arte para perto de suas raízes, o que vai nos enriquecer, além de mostrar a todos os porciunculenses um dos grandes destaques de nossa terra”, concluiu o secretário.
Mais informações sobre o artista

COMPARTILHE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe