Os
clientes do Banco do Brasil (BB) poderão fazer consultas por meio das redes
sociais Whatsapp e Twitter, sem a necessidade de entrar no aplicativo da
instituição financeira no smartphone. O serviço está
sendo gradualmente liberado para os clientes, mas será ampliado a partir da
próxima semana. O banco também ampliou as transações financeiras que podem ser
realizadas por meio da função Messenger do Facebook, que já estão disponíveis
para quem usa a rede social.
Todas
as operações serão realizadas por meio de inteligência artificial. De acordo
com o banco, a solução é pioneira no Brasil e totalmente segura porque as
informações são criptografadas de ponta a ponta. Os clientes também poderão
pedir atendimento humano para tirar dúvidas, caso necessário.
No
Whatsapp, estarão disponíveis inicialmente oito transações: consultas a saldos
e extratos de conta corrente e poupança, saldo de Certificado de Depósito
Bancário (CDB), extrato de fundos de investimento, rastreio e fatura de cartão.
Basta o cliente adicionar o número (61) 4004-0001 em seu celular e iniciar uma
conversa pelo aplicativo de bate-papo, que enviará um código de ativação e
pedirá a senha de oito dígitos (a mesma usada para acessar a página do banco na
internet).
No
Twitter, o correntista poderá fazer consultas de saldo e extrato, além de tirar
dúvidas e requerer atendimento no serviço de atendimento ao cliente (SAC).
Basta enviar uma mensagem privada para o perfil da instituição financeira
(@bancodobrasil).
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Ampliação
Depois
de três meses de teste com cerca de mil clientes, o Banco do Brasil ampliou as transações disponíveis pela
função Messenger (comunicador privado) do Facebook. O
correntista pode realizar as seguintes transações: consulta de extrato de conta
corrente, checagem da fatura do cartão de crédito, rastreio de cartão,
poupança, CDB e fundos de investimento.
Em
agosto do ano passado, o banco usou a inteligência artificial, que responde em
linguagem natural e aprende continuamente com as interações, para tirar dúvidas
na função Messenger do Facebook. A plataforma registrou mais de 500 mil
interações e cerca de 60 mil clientes respondidos. De acordo com o BB, 30% dos
atendimentos foram feitos por seres humanos.
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