quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Buscas por avião que desapareceu com Emiliano Sala são retomadas no Canal da Mancha

Monomotor com o jogador argentino ia de Nantes, na França, para Cardiff, no País de Gales. Polícia de ilha britânica prioriza possibilidade de avião ter pousado na água e Sala ter entrado em bote salva-vidas 
Emiliano Sala, em imagem de 25 de novembro
Foto: Jean-Francois Monier / AFP

As buscas pelo avião que transportava o jogador argentino Emiliano Sala foram retomadas na manhã desta quarta-feira (23). A aeronave desapareceu enquanto sobrevoava o Canal da Mancha, que fica entre a França e o Reino Unido.
O monomotor modelo Piper Malibu, com dois passageiros, tinha decolado do aeroporto de Nantes (França) e seguia para Cardiff, no País de Gales, na noite de segunda-feira (21). A aeronave desapareceu dos radares por volta das 20h30 (horário local) quando estava a cerca de 20 km ao norte da ilha britânica de Guernsey.
A polícia de Guernsey informou que está priorizando seus esforços na possibilidade de o avião em que Sala estava ter pousado na água e de o argentino ter entrado em um bote salva-vidas que estava a bordo.
A polícia disse que outras três possibilidades são que Sala e o piloto do avião tenham aterrissado em outro lugar, mas não tenham conseguido fazer contato; que tenham sido resgatados por algum navio que passava; ou que a aeronave tenha se partido ao bater na água.

Publicidade

Dois aviões sobrevoam uma área específica onde a equipe acredita que seja mais provável encontrar vestígios, com base no estudo das marés e das condições meteorológicas. Áreas costeiras ao redor da ilha de Alderney, assim como ilhas próximas, serão sobrevoadas.
"Nossa área de busca é priorizada na opção de bote salva-vidas", disse a polícia de Guernsey pelo Twitter.
Na terça-feira, a polícia havia informado que as buscas pelo avião se concentravam em uma área de cerca de 3 mil km², perto da costa noroeste da França.
Gravação
O jornal argentino "Clarin" divulgou o conteúdo de um áudio que o jogador mandou por Whatsapp para um grupo de amigos quando estava no avião em que desapareceu. O diário argentino afirma que o pai do atleta confirmou sua veracidade.
Na gravação, Sala começa cumprimentando os amigos e contando que teve de resolver muitas coisas antes de deixar Nantes. "Não termina nunca", comenta. Em seguida ele faz menção ao avião.

"Estou aqui no avião que parece que está para cair aos pedaços e estou indo para Cardiff. (...) Se em uma hora e meia não tiverem nenhuma notícia minha, não sei se vão mandar alguém procurar por mim, porque não vão me encontrar, mas ...bem ... Papai, que medo tenho... "

Segundo o "Clarín", o pai do jovem está em sua cidade, Progreso, sem "perder as esperanças de um milagre".

Quem é Emiliano Sala?

Sala é um jogador argentino de 28 anos que, no sábado (19), teve a transferência confirmada do Nantes para o Cardiff City FC – time que, apesar de representar a capital do País de Gales, joga a primeira divisão inglesa.
O Nantes, antigo clube de Sala, colocou a foto do jogador no lugar do perfil no Twitter. O time pediu que torcedores colocassem uma tulipa amarela no pé de uma fonte no centro da cidade, em um ato marcado para o fim desta tarde.
Na terça, o presidente do Cardiff City, Mehmet Dalman, declarou que o clube estava muito preocupado com as notícias do desaparecimento no Canal da Mancha. Sala era a contratação mais cara do clube.
"Estamos aguardando a confirmação antes que possamos dizer mais alguma coisa. Estamos muito preocupados com a segurança de Emiliano Sala", afirmou.


G1

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA