terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Exclusivo: Presidente da Câmara de Itaperuna concede entrevista para falar sobre seus projetos


Eleito com 861 votos no último pleito municipal em 2016 para o cargo de vereador do município de Itaperuna, Sinei Menezes (PTN), hoje está como presidente da Câmara da maior cidade da região Noroeste. O novo presidente falou com nossa equipe sobre seus projetos à frente da Câmara, como será sua conduta em relação ao governo municipal, verba pública e sobre a nova Câmara Municipal.

Jornal do Noroeste (JN) – Quem é Sinei Menezes?
Sinei Menezes (SM) - Sou um filho de Itaperuna, nascido e criado na cidade, venho de família humilde, tenho três filhos e um neto, sou empresário do ramo alimentício, tenho uma fábrica de torresmo há mais de vinte anos, gosto da política, acho que é um meio de melhorar a vida da população. Fui eleito para fazer a coisa certa e estou aqui trabalhando e lutando para que a cidade tenha condições melhores.

JN- Por que o senhor se candidatou ao cargo de presidente da Câmara?
SM- Foi questão de oportunidade, os nossos colegas que teoricamente fazem parte de uma oposição acharam que eu seria a pessoa certa para estar fiscalizando o prefeito e conduzindo a cidade para o caminho correto.

JN- Quais serão as principais propostas do presidente para a Casa de Leis?
SM- A Câmara vive muitos anos no prédio sem acessibilidade, sem saída de emergência, sem nenhuma estrutura para receber a população. Então um dos primeiros projetos nosso é a construção da Câmara nova, estamos focados nisso para fazermos uma nova sede administrativa com tudo que está na legalização da lei, para receber melhor a população.

JN- Como deverá ser sua conduta em relação ao governo municipal?
SM- O poder Legislativo é independente, é preciso deixar isso bem claro. Por muitos anos a Câmara foi submissa ao poder Executivo, isso acabou. Nós ganhamos com um objetivo, ser independente. Então o que vier do governo para cá de forma correta e for para o bem da população, nós vamos estar votando, o que tiver errado estaremos devolvendo para a prefeitura consertar. Agora o que vier de lá para prejudicar a gente, vamos colocar em votação para os vereadores decidirem.


Publicidade


JN- Na sua opinião o que o senhor acha que precisa mudar aqui em Itaperuna?
SM- Precisa mudar o meio de gestão, acabar com cabide de emprego dentro da prefeitura. A prefeitura é uma empresa pública, então você precisa administrar como uma empresa pública e não familiar, onde você coloca irmão, cunhado. Se tiver competência para assumir aquele cargo, pode ter certeza que vai assumir, mas se não tiver não pode colocar por causa de amizade. É  aí que está o maior erro. Nós não temos como hoje pagar uma folha da prefeitura em dia por causa disso, uma folha inchada. Eu lembro que uma das promessas do prefeito na campanha foi de acabar com as “tetas” e até agora o que ele fez foi aumentar muito mais do que tinha.

JN- A população de Itaperuna não é muito participativa quando o assunto é política. De que forma o senhor pretende fazer com que o povo se sinta atraído e venha comparecer as sessões da Câmara?
SM- A primeira coisa que eu estava conversando aqui é sobre transparência do poder Legislativo. Nós começamos agora e desde o dia primeiro de janeiro ficou acordado que todos os processos, que entrarem nessa casa vão ser digitalizados e colocado no site de transparência, a população vai ter acesso a todos os processos e projetos. Tudo vai está no portal de transparência. Isso é uma forma de atrair o povo. No portal nós vamos criar também um link para que os munícipes possam dar sugestões, criticar, elogiar. Enfim, ajudar a gente a governar.

JN- Em relação a verba pública, o senhor já tem algum projeto?
SM- Sim. Estamos montando alguns projetos e vamos dar apoio também ao governo. É o que eu falei com você. O que vier do Executivo para cá e for para o bem da população, nós vamos estar caminhando junto, e votando como sempre votou, não existe nenhum projeto recusado que seja de benefício da população. O caminho nosso é esse, nós não somos radical e nem ditador, somos democráticos e temos um grupo de vereadores. Hoje sou presidente de 12 vereadores, a minha função maior é protegê-los e cuidar da nossa cidade. Concluindo, vamos trazer recurso para a cidade, nós temos um deputado aqui em Itaperuna e estaremos trazendo novas coisas para o município.

JN- A população diz que “Itaperuna tem tudo para crescer, mas não cresce por causa dos seus governantes” como o senhor analisa esta frase?
SM- Concordo! Itaperuna cresceu sozinha com a força do povo itaperunense, não existe nenhum comércio que tenha recebido apoio da prefeitura. Se um empresário for na prefeitura hoje e precisar de um alvará ou então de uma ajuda na parte burocrática, ele se agarra, muitos deles precisam ir até um vereador para tentar agilizar. A prefeitura precisa ter uma desburocratização maior, recurso e ajudar. Campos por exemplo tem um fundo onde através disso consegue ajudar os empresários de sua cidade, em Itaperuna não tem nada disso e além de tudo atrapalha no desenvolvimento, nós não temos sequer ruas calçadas, ou seja não incentiva o comércio.

JN- O que os munícipes devem esperar do novo presidente da Câmara?
SM- Seriedade e fazer a coisa certa. O meu slogan é esse, fui eleito para fazer a coisa certa. Vou colocar tudo na transparência não quero nada errado na Câmara. Dinheiro público é coisa séria.



Marco Sameiro

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA