quinta-feira, 7 de maio de 2020

TV Alerj inicia transmissão em canal aberto



Lançada em 2004 como um instrumento para aproximar o cidadão das decisões políticas do Estado, a TV Alerj obteve, na última quarta-feira (06/05), autorização para operar em sinal aberto digital, no canal 15.2. A operação já foi iniciada com a transmissão ao vivo das sessões plenárias, e a programação será estendida durante um período de testes, com a transmissão de audiências públicas e programação de estúdio, com testes técnicos e de alcance de sinal. 

Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj), o deputado André Ceciliano (PT) classificou a abertura de sinal como mais uma conquista da transparência no Parlamento estadual. “O sinal em rede aberta significa ampliar ainda mais a transparência, que sempre foi nossa proposta para nos aproximarmos ainda mais dos cidadãos. É uma luta de muitos anos, que conseguimos concretizar nessa gestão”, destacou. 

Ceciliano lembrou que a TV tem sido fundamental nas votações realizadas por videoconferência durante a pandemia de coronavírus, com transmissão pelo Youtube, via satélite e canal 12 da NET. “Fizemos um grande trabalho, sem custos, para viabilizar as sessões remotas e votar projetos importantes para a população nessa pandemia. Com o sinal aberto, vamos ampliar o alcance dos nossos debates e votações que influenciam na vida de todos”, completou. 

Rede Legislativa 

A operação faz parte da Rede Legislativa de TV Digital Aberta, à qual a Alerj aderiu em convênio com o Senado Federal. O sinal disponível será dividido entre todos os canais das diferentes instâncias do Poder Legislativo, cada um com sua própria programação. Na cidade do Rio, por exemplo, o sinal chegará pelo canal 15 UHF. Na frequência 15.1, será transmitida a programação da TV Senado; na 15.2, a da TV Alerj; a Câmara Federal estará na 15.3; e a Rio TV Câmara, na 15.4. 

A TV Alerj transmite ao vivo as audiências públicas das Comissões Permanentes, as reuniões das Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI) e as votações da Ordem do Dia do plenário. O canal também conta com diversos programas sobre temas relevantes para a população do Rio. 

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA