terça-feira, 12 de maio de 2020

Veja a diferença entre lockdown, quarentena, distanciamento e isolamento




A pandemia de Covid-19 trouxe termos como "quarentena", "distanciamento social", "isolamento" e "lockdown" para o nosso vocabulário. Mas, você sabe a diferença entre eles? 

Distanciamento social
É a iniciativa voluntária de se distanciar das pessoas, mesmo não estando doente, para evitar o contato com infectados. A ideia é a de que pessoas que podem ficar em casa fiquem para que aquelas que precisem sair por algum motivo importante encontrem menos pessoas na rua, reduzindo as chances de contraírem o novo coronavírus. Além disso, a medida impede que quem foi infectado pelo Sars-CoV-2 e ainda não apresentou sintomas transmita o vírus para os outros.

Isolamento
É uma recomendação médica para aquelas pessoas que tiveram contato com alguém infectado ou para quem está esperando o resultado de testes que confirmem ou neguem a contaminação pelo novo coronavírus. 
Há dois tipos de isolamento: o vertical (só quem pertence ao grupo de risco fica em casa) e o horizontal (inclui todos aqueles que podem ficar em casa — ideia parecida com a do distanciamento social).

Quarentena
É uma medida imposta pelas autoridades (em escala municipal, estadual ou federal) na qual todos os estabelecimentos não essenciais são fechados. O intuito é diminuir o trânsito de pessoas e, consequentemente, reduzir o número de casos da Covid-19. A priori, a medida tende a ser implementada por 40 dias, que podem ser extendidos caso o ritmo de contaminações continue alto.


Lockdown
É mais ou menos como a quarentena, mas utiliza a força do Estado quando necessária. Isso significa que, caso as medidas de isolamento e distanciamento não sejam respeitadas, as autoridades intervem na comunidade para desfazer aglomerações, fechar estabelecimentos de serviços não essenciais e interromper qualquer atividade que desrespeite as medidas de prevenção

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA