domingo, 17 de maio de 2020

Governo do Rio faz mudança no secretariado


Wilson Witzel ao lado do Edmar Santos, que deixa a secretaria de Saúde do Rio
Eliane Carvalho / Governo do estado / Divulgação



O governo do Rio de Janeiro vai mudar o comando da secretaria de Saúde. O titular da pasta será Fernando Ferry, diretor-geral do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle. Já Edmar Santos deixa o cargo nesta segunda-feira (18).
O motivo da exoneração, segundo a gestão Wilson Witzel, foi “falhas na gestão de infraestrutura dos hospitais de campanha para atender às vítimas da covid-19”. Santos, no entanto, seguirá e vai dirigir uma “comissão de notáveis no enfrentamento à pandemia do coronavírus”, disse nota oficial do governo do estado.
Essa, no entanto, não deve ser a única mudança na gestão. Fontes ligadas a Wilson Witzel garantem que o governador decidiu exonerar outros três secretários: Lucas Tristão, de Desenvolvimento Econômico; Leonardo Rodrigues, de Ciência e Tecnologia, e Pedro Fernandes, de Educação.
As trocas no secretariado acontecem em meio à denúncias de fraude em contratos na aquisição de respiradores para hospitais de campanha. A saúde estadual também foi alvo de operação do MP-RJ (Ministério Público do Rio de Janeiro) que apura esquema que desviou R$ 3,95 milhões de recursos públicos por meio de contratos de OSs (Organizações Sociais) com uma empresa que fornecia refeições para dez UPAs (Unidades de Pronto Atendimento).
Nesta segunda-feira, Witzel convocou videoconferência, a partir das 10h, com todo o secretariado, onde as alterações devem ser anunciadas.
Fernando Ferry é clínico-geral e especialista em Aids e foi professor associado de Clínica Médica e Aids da UniRio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro). Graduado em Medicina pela UFRJ (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), o novo secretário também é formado em Medicina Veterinária e Técnica Agropecuária pela UFRJ. Ele é doutor e mestre em Parasitologia Veterinária também pela UFRJ.
R7

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA