sábado, 23 de maio de 2020

Trajano de Moraes é o único entre os 92 municípios do RJ sem confirmação de Covid-19


Prefeitura local tomou providências um dia depois de a OMS declarar a pandemia do coronavírus


Cidade serrana do centro-norte do Rio é exemplo de combate à propagação do coronavírus
Foto: Divulgação/Prefeitura de Trajano de Moraes



Dos 92 municípios do Estado do Rio, Trajano de Moraes, a 222 quilômetros da capital e com população de pouco mais de 12 mil habitantes, é o único que não havia registrado até a manhã desta quinta-feira nenhum caso oficial de covid-19. Para muitos de seus moradores, o fato está relacionado diretamente às medidas que a prefeitura adotou ainda na primeira quinzena de março, no dia seguinte ao anúncio da pandemia pela Organização Mundial de Saúde.

Naquela oportunidade, em 12 de março, o prefeito Rodrigo Viana (DEM) decretou a proibição de eventos públicos que juntassem mais de 60 pessoas, incluindo feiras, cavalgadas, torneios esportivos, encontros temáticos (carros, motocicletas), festas, inaugurações, etc.

Além disso, determinou na mesma data que funcionários de estabelecimentos comerciais da cidade que apresentassem qualquer sintoma de gripe, como tosse, dor de garganta, prostração ou falta de ar, deveriam ser encaminhados imediatamente a uma unidade de saúde e só regressar ao trabalho com autorização médica.

Também estabeleceu a obrigatoriedade do álcool gel à disposição de clientes em bares, restaurantes e lojas comerciais.Essas iniciativas se juntaram a várias outras, como desinfecção de ruas e praças e bloqueios de acessos à cidade, a partir 20 de março, e ajudaram a evitar a circulação do vírus por ali. Trajano de Moraes é um município de passagem entre a região serrana e o litoral do Estado, por meio da RJ 174.
Ainda naquele mês, quem utilizasse essa via passou a ser orientado por policiais, em barreiras sanitárias, a não fazer nenhuma parada ao cruzar a cidade.
“No começo, fomos muito criticados por ter agido com rigor. Mas certamente isso ajudou a impedir a propagação da covid-19 na nossa cidade. Não sabemos até quando, é verdade. Nenhum lugar está livre disso. O que vale é a convicção de ter feito o que era mais correto para proteger os trajanenses”, disse o prefeito de Trajano de Moraes ao Terra.
Terra






COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA