terça-feira, 12 de maio de 2020

Veja como evitar contaminação de coronavírus


Há pequenos cuidados que podemos ter para ajudar a manter o coronavírus fora de casa e evitar assim a propagação do contágio




pandemia do novo coronavírus chegou, mas veio sem “manual de instruções”. E o mundo ainda está a tentar adaptar-se e a perceber qual será melhor forma de gerir o dia a dia e as rotinas, bem diferentes de antes, sobretudo para evitar o contágio. E dentro de casa, sobre o que fazer ou como fazer, ainda há muitas dúvidas, como por exemplo, saber com exatidão o tempo que vírus pode “sobreviver” nas superfícies. Mas é certo que há vários cuidados que se podem ter para evitar que o Covid-19 fique a viver com as famílias, como seja a limpeza às compras do supermercado ou o tratamento do lixo doméstico.
Tentamos responder, assim, a algumas dúvidas frequentes com base no guia produzido pelo jornal espanhol online eldiario.es, cujo território, como sabemos, é um dos mais afetados do mundo pelo coronavírus. Antes de mais, é importante referir que, ainda sem certezas absolutas, que o tempo de sobrevivência do vírus varia de material para material: pode durar até 3 dias no plástico e cerca de 2 dias no aço, segundo um estudo científico publicado pelo New England Journal of Medicine. Os investigadores concluíram também que, e apesar de permanecer mais estável sobre estes dois materiais, a carga viral reduzia-se muito durante esse período. No cobre, o coronavírus permanecerá três horas e no cartão cerca de 24 horas.
Recomendações gerais para fazer compras
É importante que façam as compras as pessoas que não têm sintomas, para evitar a propagação do vírus;
Manter sempre uma distância de segurança de 1 a 2 metros para evitar aglomerados;
Não tocar com as mãos no rosto;
Lavar bem as mãos ao chegar a casa.
Posso ficar infetado com os produtos de supermercado?
Os especialistas concordam que a transmissão por plásticos, embalagens ou cartão não é a via mais habitual, uma vez que, mesmo permanecendo nas superfícies, a carga viral é muito baixa. Portanto, a recomendação geral é manter as regras de higiene e lavar as mãos com água e sabão quando chegares do supermercado, evitando tocar no rosto com as mãos.
Ainda assim, e ainda que o risco de contaminação seja baixo, não é nulo, pelo que, e como medida de precaução, seja melhor limpar tudo aquilo que não for poroso. Recomenda-se a utilização de um pano limpo embebido num solução de duas colheres de lixívia por litro de água – as superfícies onde as embalagens estiveram, e depois de arrumadas, também devem ser desinfetadas.
O ideal é nunca, mas nunca, esquecer de lavar as mãos, uma vez que são elas que nos podem infetar.
Posso reutilizar os sacos de plástico?
O melhor será lavá-los com água e sabão e deixá-los a secar no estendal. Os sacos de pano devem ser igualmente lavados.
Posso ficar contaminado pela ingestão de alimentos?
Não há provas de que tal possa acontecer, mas o melhor será lavar bem os alimentos e lavar as mãos antes e depois de cozinhar.
Posso ficar contaminado com as notas e moedas?
Não há uma recomendação oficial da OMS sobre a necessidade de desinfetar notas ou cartões de crédito. Mais uma vez, é preciso lavar as mãos logo depois de manusear este tipo de objetos. O melhor será, ainda assim, e sempre que possível, pagar com cartão 'contactless' ou através do telemóvel, por via de apps.
E se receber uma encomenda ou comida ao domicílio?
O risco de ficar contaminado com uma encomenda é baixo, ainda assim, é importante manter a distância de segurança do estafeta que fizer a entrega e lavar as mãos logo depois de retirar o produto da embalagem. O ideal será limpar esse mesmo produto e voltar a lavar as mãos.
Como limpar a casa?
É importante manter as casas arejadas. A falta de ar fresco são fatores que favorecem a transmissão do vírus.
Fazer uma limpeza diária das superfícies nas quais mexemos com frequência: mesas, cadeiras, puxadores das portas, sanita, interruptores, etc..
Que formas de desinfetar são efetivas?
A lixívia diluída em água é bastante eficaz, assim como a aplicação de álcool com um pano – o vinagre e o amoníaco, por outro lado, não se mostram eficazes.
Quem não tiver desinfetantes próprios pode, por isso, fazer uma mistura de 20 ml de lixívia para 1 litro de água. Abanar várias vezes para que se misture, mergulhando o pano com esta solução sempre que for necessário desinfetar superfícies.
Também se pode usar uma solução à base de álcool para desinfetar pequenas superfícies ou itens pessoais. Para isso bastará juntar 70 ml de álcool de 96º numa garrafa com 100 ml de água.
E o telemóvel?
Para limpá-lo pode utilizar-se álcool diluído, evitando passar zonas de saída e entrada de som, ou carregamento.
É possível ficar contagiado na rua?
Não há nenhuma evidência do perigo de pisar asfalto, mas o melhor será deixar o calçado à porta ou numa zona dedicada ao efeito à entrada de casa.
E como se deve lavar a roupa?
O risco de contaminação pela roupa também é baixo, portanto, em situações normais, basta uma lavagem normal.
Se houver alguém doente em casa, é recomendável colocar roupas de cama, toalhas, roupas etc. num saco fechado até à hora de lavá-la. Nesse caso, não sacudas as roupas antes de lavá-las com sabonetes ou detergentes comuns a uma temperatura de lavagem de 60 a 90 ºC.
E o lixo?
O ministro português do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, lançou um vídeo explicativo sobre os cuidados com o lixo por causa do vírus, pedindo uma gestão mais atenta dos resíduos. As dicas são estas:
Todos os resíduos produzidos em casas com casos de infeção ou suspeita de contaminação devem ser colocados no lixo comum – o saco do lixo não deve ser completamente cheio e deves certificar-te que é colocado dentro de outro saco.
As luvas, máscaras e os lenços de papel, mesmo sem estarem contaminados, devem ser sempre colocados no lixo comum, e nunca, mas nunca, no ecoponto ou na sanita.
Neste momento não se deve deixar no exterior da casa móveis, colchões ou outros “objetos fora de uso” - os chamados "monos".

Idealista/News


COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA