domingo, 31 de julho de 2022

Secretaria de Agricultura homenageia os agricultores que contribuem para o crescimento do nosso estado




O setor agropecuário é um dos principais motores da economia nacional, responsável por produzir bens essenciais para o sustento do país. A agricultura é considerada um grande gerador de emprego e renda, funcionando como engrenagem fundamental para fortalecer e movimentar a economia fluminense.

- A atuação do agricultor é de grande relevância para a economia fluminense, sobretudo para a população em geral. A Secretaria de Agricultura está à disposição dos homens e mulheres do campo, prestando todo apoio e suporte para que possam alavancar sua produção. Nossa homenagem a esses trabalhadores, que com muito suor e dedicação, contribuem para o desenvolvimento do nosso estado – ressaltou Alex Grillo, secretário de Agricultura

Segundo o último censo agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano de 2017, o estado do Rio possui cerca de 160 mil trabalhadores rurais para 190 mil hectares em terras cultivadas.

Geovane Mafort, do município de Trajano de Moraes, trabalha com a esposa e as duas filhas na cultura orgânica e carrega a paixão pela agricultura desde a infância.

- A agricultura é muito importante para o cenário fluminense e nacional e traz muitos benefícios para o agronegócio. Os produtores rurais enfrentam as adversidades do dia a dia e o resultado está na mesa de cada brasileiro – concluiu Mafort.

Mulheres na Agricultura

O número de mulheres que atuam na agricultura é bem representativo e vem aumentando cada vez mais nos últimos anos. De acordo com o Censo Agropecuário de 2017, só no estado do Rio, elas são cerca de 5.400 mulheres. O trabalho feminino é considerado completo e dinâmico, pois desempenham inúmeras funções essenciais para atividade, estão sempre antenadas à inovação e novas tecnologias e levam desenvolvimento para a rotina agrícola. A atuação das mulheres na agricultura é de fundamental importância para o desenvolvimento do agro no nosso estado.

Isenção do ICMS

As despesas com a energia elétrica sempre foram um limitador para os trabalhadores do campo. A nova lei de isenção no ICMS na conta de luz das propriedades rurais, veio para incentivar e alavancar a produção dos agricultores. De acordo com o censo de 2017, o estado do Rio de Janeiro possui cerca de 65 mil propriedades e a estimativa é que mais de 30 mil produtores poderão ser beneficiados com a lei nos próximos anos.

Um dos focos principais da agricultura é a segurança alimentar, não só para garantir o alimento saudável, mas também assegurar que ele não falte em nossa mesa.

- A segurança alimentar nutricional para o desenvolvimento da Agricultura Familiar do Estado do Rio de Janeiro são ações que vão desde o campo do fomento à produção, até a comercialização, distribuição e consumo de alimentos saudáveis como forma de garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada. Combate todas as formas de má nutrição, atendendo às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede sócio assistencial e pelos equipamentos públicos de alimentação e nutrição – destacou, Vanessa Cristina de Paula Lage, agente de desenvolvimento social da Emater-Rio

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA