quinta-feira, 21 de julho de 2022

Lira 14 de Julho de BJI Comemorou 100 anos de existência






Uma das bandas mais tradicionais da região Noroeste fluminense completou 100 anos na última quinta-feira (14). É a Corporação Musical Lira 14 de Julho, que tem sua sede no distrito de Rosal. O grupo é patrimônio cultural e imaterial de Bom Jesus do Itabapoana.

A banda, fundada em 1922, tem como princípio o ensino da teoria musical para crianças e é um fator de integração social na região, como explica um de seus integrantes, Anselmo Júnior. Regida pelo maestro Cely Tinoco de Oliveira, a corporação tem alguns músicos que já não moram em Bom Jesus, mas sempre voltam para as apresentações mais importantes. Esse foi o caso das comemorações do centenário da Lira.

Durante três dias aconteceram diversos eventos para marcar a data histórica. A programação começou com uma alvorada no dia 14, teve cultos religiosos e o ponto alto foi o Encontro Regional de Bandas, que reuniu músicos de Laje do Muriaé (Lira da Esperança), Varre-Sai (Lira Santa Cecília) e Guaçuí (Lira Santa Cecília), no Espírito Santo, além da Orquestra Voadora, que veio do Rio de Janeiro.

O repertório de marchas, dobrados e da música brasileira animou o distrito de Rosal e a comunidade celebrou, mais uma vez, a formação de centenas de músicos locais e o fato da Lira ser uma das principais atrações das festas do município. “É uma grade alegria para Bom Jesus ter um patrimônio cultural como este, que se mantém vivo e com certeza está pronto para mais 100 anos de atividade”, comemorou o secretário de Cultura, Turismo e Urbanismo, José Geraldo.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA