sábado, 30 de julho de 2022

Governo do Rio castrou 100 mil animais em 7 meses





O Governo do Estado chegou a 100 mil animais castrados em sete meses. As castrações fazem parte das ações da Subsecretaria de Proteção e Bem-Estar Animal (RJPET), que iniciou as esterilizações em dezembro de 2021, com objetivo de alcançar a marca em 12 meses.

Com clínicas licitadas situadas em todas as regiões do estado, e seis castramóveis itinerantes atendendo em pontos estratégicos da Região Metropolitana, foi possível chegar ao número antes do previsto.

O projeto tem como um dos principais objetivos diminuir o número de animais abandonados nas ruas. O Estado do Rio de Janeiro tem cerca de 3,4 milhões de animais abandonados, segundo dados do IBGE e Instituto Pet Brasil. Destes, 2,2 milhões são cães e 1,2 milhões são gatos. De acordo com o indicativo, durante a pandemia, a quantidade de animais nesta situação subiu 40% no Rio de Janeiro, chegando perto de 1,3 milhão de novos bichos desabrigados.

A subsecretária estadual de Proteção e Bem-Estar Animal, Camila Costa, explica que o projeto ajudou a reduzir o número de animais abandonados e ajudar pessoas, ONG´s e protetores independentes sem acesso a clínicas veterinárias para realização do procedimento.

- Somente através da castração podemos diminuir o número de animais nas ruas, evitando nascimentos não planejados. Essa também é uma causa de saúde pública, pois ajuda a controlar o número de zoonoses - ressalta Camila Costa.

De acordo com o veterinário Samuel Lima Pereira Figueira, uma gata não castrada pode gerar um número estimado de 12 filhotes por ano, considerando duas crias em 12 meses com uma média de 2 a 6 filhotes por gestação. Ao longo de três anos, por exemplo, esse número cresceria para 1.728 gatos nas ruas. Já no caso das cadelas, segundo o veterinário, é possível estimar um número de 8 filhotes por ano, considerando que a fêmea entra no cio a cada 6 meses.

- O procedimento reduz os riscos desses animais apresentarem doenças reprodutivas. No caso das fêmeas (cadelas e gatas) evitamos infecção do útero (piometra), gravidez psicológica, tumores de mama, estresse durante o cio. Já nos machos diminuímos as possibilidades de apresentarem tumores de testículos e próstata, doenças sexualmente transmissíveis, fugas, agressividade e marcação de território - esclarece o veterinário Samuel Lima.

Para agendar uma castração, basta acessar o site: rjpet.com.br

Número de castrações por região
clínicas credenciadas com o governo e castramóveis

Metropolitana – 44.538
Baixadas Litorâneas – 10.003
Médio Paraíba – 10.515
Centro-Sul – 10.814
Noroeste – 9.108
Região Serrana – 6.635
Norte – 5.287
Costa Verde – 3.200

Castramóveis itinerantes

Castramóvel Ceasa – 12.605
Castramóvel Muzema – 5.046
Castramóvel Bangu – 7.928
Castramóvel Maracanã – 6.746

As castrações no ônibus no bairro Engenho de Dentro, Zona Norte da capital, tiveram início na última segunda-feira.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA