quinta-feira, 28 de julho de 2022

Firjan: Metal Mecânico do Norte Fluminense foi o que mais criou empregos nesse setor no estado

 






Com mil empregos gerados entre janeiro e maio deste ano, o Norte Fluminense foi a região que mais abriu vagas de trabalho na indústria Metal Mecânica, responsável por transformar em produtos diversos materiais, como aço, ferro e outros. Os dados foram apresentados durante o evento Rio Metal Mecânico na Firjan Norte Fluminense, cujo objetivo é fomentar a cadeia produtiva do setor. O encontro contou com a apresentação de uma oportunidade de negócio com a Ambev, oportunidades de financiamento para pesquisa e desenvolvimento e de cursos de qualificação de gestão Lean.

“O setor Metal Mecânico é responsável por fornecer produtos para a grande maioria dos segmentos industriais, motivo pelo qual é chamado de ‘indústria das indústrias’. Por isso, estimular seu desenvolvimento é mais um importante trabalho de bastidor da federação, e que resulta em geração de emprego e renda para a sociedade, como provam os números apresentados neste evento. Ainda assim, temos um enorme potencial a ser explorado, e a Firjan está ao lado dos industriais para estimular o desenvolvimento dos empresários e da nossa economia como um todo”, destacou o presidente da Firjan Norte Fluminense, Francisco Roberto de Siqueira.

E a força do setor foi revelada a partir de um levantamento realizado exclusivamente para o encontro, a pedido dos industriais locais. Apenas o Norte Fluminense conta com 234 empresas, segundo dados de 2020, enquanto em 2010 este número era de 172. Campos, com 77 empresas, e Macaé, com 135, são as que concentram a maior parte das indústrias desse setor. Entre janeiro e maio deste ano, Macaé foi a cidade que mais abriu vagas no Metal Mecânico em todo o estado (763), enquanto Campos foi quarta (200).

Oportunidades de desenvolvimento

Os empresários locais também conheceram novas oportunidades de acesso a mercado, como o “Encontro de Negócios com a Ambev”, apresentado pela Divisão de Suporte a Negócios da Firjan. A ação busca empresas do estado para produzir um “porta-garrafas inteligente”, capaz de informar a temperatura e a quantidade de cerveja contida na garrafa.

Os participantes do encontro também foram convidados a conhecer novas linhas de crédito de cinco bancos e agências financiadoras parceiras da federação a ser realizada no dia 10 de agosto, além de cursos de gestão da Casa Firjan com descontos de até 90% para associados.

“Os dados mostram a força e o potencial do setor na região, que cresceu mesmo durante a pandemia. Mas, para melhorar nossa competitividade, é preciso investir, por exemplo, em programas de qualidade e produtividade, medida adotada por apenas seis de cada 10 empresas. Também demonstramos a importância em se ofertar serviços juntamente com os produtos e a enorme gama de oportunidades que esta iniciativa oferece”, explica o consultor setorial da Firjan, Eduardo Lorenzo Castro.

A reunião aconteceu na quarta-feira (20/07) e foi mais um desdobramento do projeto Rio Metal Mecânico, realizado no fim do ano passado pela Firjan no Rio de Janeiro. Nele, foram reveladas 37 ações voltadas ao fortalecimento do setor, como encontros de negócios, consultoria para acesso ao crédito, assessoria para licenciamento ambiental, programas para melhorar a eficiência operacional, entre outros.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA