sexta-feira, 22 de julho de 2022

Programa Horta Comunitária Urbana em BJI






Foi implantada na quinta-feira (21) em Bom Jesus do Itabapoana a unidade do Programa Horta Comunitária Urbana. O projeto, que é uma parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Recursos Hídricos (SMMAARH) com o Instituto Federal Fluminense (IFF), vai atender usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

A horta já funciona na sede do CAPS, no Centro de Bom Jesus, e está prevista na Lei Municipal n°1.437/2020. O tratamento empregado no local é chamado de "hortoterapia" e será realizado toda terça-feira pela manhã.

Os usuários, a princípio entre dez e 15, terão com o acompanhamento dos engenheiros agrônomos da SMMAARH, Alessandra Machado e Janaina Ribeiro, e da equipe de psiquiatras e psicólogos da Secretaria Municipal de Saúde.

Além do aproveitamento do espaço como forma de terapia, os alimentos produzidos na horta serão empregados na alimentação dos usuários do CAPS. “Será uma ótima oportunidade para eles terem contato com a terra. Hoje 60 usuários se alimentam no CAPS, mas com o retorno do serviço presencial este público tende a crescer”, explicou a engenheira agrônoma da SMMAARH, Janaina Ribeiro.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA