segunda-feira, 2 de maio de 2022

Alunos de Porciúncula fazem a primeira colheita dos alimentos cultivados






Estudantes do Instituto de Educação Eliana Duarte da Silva Breijão, em Porciúncula, no Noroeste Fluminense, realizaram a primeira colheita da horta recém-inaugurada na unidade. Os estudantes tiveram participação direta em todo o processo de crescimento dos alimentos, desde a plantação das sementes em fevereiro deste ano, até o encerramento do ciclo.

De acordo com a diretora da escola, Máriam Coutinho, diversos itens foram cultivados, como cenoura, berinjela, beterraba, batata doce, abóbora, couve, alface, chicória, taioba, jiló, quiabo, alho, temperos, entre outros.

- Estamos aproveitando cada pedacinho do espaço e os alunos estão reaproveitando o lixo orgânico na compostagem - disse. A direção reforçou também que, além da horta, alunos da 3ª série do Curso Normal (Formação de Professores) foram orientados pelos funcionários da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro - EMATER, sobre como fazer compostagem, parte essencial para uma boa plantação.

Trabalham na horta desde fevereiro cerca de 52 alunos do Curso Normal e outros 76 do Ensino Médio e os alimentos produzidos serão consumidos pelos próprios estudantes nas refeições preparadas pela escola, complementando assim a merenda escolar.

- É um privilégio cultivar a horta em nosso Instituto! Temos a oportunidade de cuidar de cada fase do processo e temos a certeza que estamos colhendo alimentos sem nenhum agrotóxico - contou Karen Muniz (17), aluna da 3ª série do Curso Normal.

O IE Eliana Duarte da Silva Breijão foi inaugurado em dezembro de 1998 e tem entre suas atribuições a Formação de Professores, que agora passa a formar turmas com mais consciência ambiental e orientadas para a preservação do meio ambiente, seja por meio da plantação ou do cuidado.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA