quinta-feira, 12 de maio de 2022

Equipe da Secretaria de Saúde de Itaperuna realiza ação educativa na Escola Santa Paz





Em Itaperuna, RJ, a equipe de Educação em Saúde, vinculada à Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde (CVAS) continua realizando trabalhos e ações em escolas do município. Desta vez, a equipe esteve na Escola Municipal Santa Paz, no distrito de Raposo.

Nos últimos meses a equipe já esteve na Escola Municipal Nossa Senhora das Graças, trabalhando com alunos do Ensino Fundamental II; Escola Municipal José de Paula Nogueira; além de ter realizado ações na Escola Municipal Dr. Auto de Oliveira Pinto, Escola Municipal Lincoln Barbosa de Castro, Escola Municipal Sítio São Benedito; dentre outras unidades escolares.

Em Raposo, a equipe da CVAS realizou palestra e distribuição de material informativo, além de bate papo com os alunos sobre como evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue chikungunya e zika.

De acordo com Adriano Rodrigues, coordenador da CVAS, o trabalho realizado nas escolas municipais tem sido muito bem recebido por alunos e professores.

“Esse trabalho realizado nas escolas do município tem sido muito bem recebido pelos nossos professores e alunos. Quanto mais essa informação chegar nas escolas, mais temos chances de multiplicar a forma de combate ao mosquito Aedes aegypti. As crianças e os adolescentes costumam falar para os pais, responsáveis, vizinhos e familiares sobre as atividades desenvolvidas na escola. Fazer com que essa informação chegue ao maior número possível de pessoas, é muito importante”, reforça Adriano.

O combate ao mosquito precisa ser uma luta de todos os cidadãos! Uma simples vistoria no próprio quintal é muito importante. Por isso, o ideal é que cada um, faça a sua parte nesta luta contra o mosquito.

Tampe as caixas d’água; mantenha as calhas sempre limpas; deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo; mantenha as lixeiras tampadas; deixe ralos limpos e com aplicação de tela; limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia; limpe com escova ou bucha, os potes de água para animais; dentre outras ações. Assim sendo, a população estará nos ajudando a combater o mosquito.

Para outras informações, solicitação de atendimento específico, dentre outras questões relacionadas ao setor, dirija-se à Vigilância Ambiental em Saúde (Casa Verde), situada na Rua Júlio César, 99, Centro (em cima da Farmacinha do SUS). O e-mail do setor – cvasitaperuna@gmail.com – é outra forma de contato. Você ainda pode se dirigir à UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua residência e relatar algum problema ao agente comunitário de saúde, que ele passará a informação à Coordenação da Vigilância Ambiental em Saúde.

Decom Itaperuna

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA