segunda-feira, 16 de maio de 2022

Sesc RJ na Estrada visita a histórica Miracema


 

Recentemente, na praça Dona Ermelinda, aconteceu o evento “Sesc pelas Cidades”, foi promovido pela Prefeitura Municipal de Miracema, através da Secretaria de Cultura E Turismo em parceria com o SESC.

No evento, houve a apresentação de filmes; oficinas de sustentabilidade, de música; de estímulo cognitivo para terceira idade; pontos de leitura; apresentação de cantores locais; brinquedos infláveis; entre outras atividades.

Diversos munícipes participaram do evento, o qual foi muito elogiado e comemorado por todos.

O Sesc RJ na Estrada revela atrações pouco conhecidas em cidades do interior do Estado. O objetivo é incentivar o turismo de proximidade, no qual as pessoas viajam para conhecer locais vizinhos de suas cidades.

O Sesc RJ na Estrada viajou para o noroeste do Estado para conhecer o Centro Histórico de Miracema, local tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac). A cidade é um museu a céu aberto, com construções centenárias que ainda carregam traços do ciclo do café, praças conservadas e arborizações singulares da época da sua fundação.

Miracema: importância arquitetônica, histórica e cultural

O conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico da cidade é uma importante referência para a ocupação do noroeste fluminense. Localizado a 271 km do Rio de Janeiro, o município tem mais de 160 imóveis tombados, que se destacam por ainda manterem gravados em sua paisagem cultural marcos significativos de sua história.

A cidade teve início onde hoje se encontra instalada a praça Dona Ermelinda quando, por volta de1846, foi edificada uma capela dedicada ao culto de Santo Antônio. O traçado urbano de Miracema conserva a antiga morfologia do século XIX, com o mesmo conjunto de ruas, avenidas e praças, além de um calçamento em paralelepípedos das décadas de 1930 e 1950.

Além de ruas, avenidas e praças, o patrimônio preservado inclui o prédio do Hospital de Miracema, as chaminés da fábrica de ladrilhos Cerâmica Miracema e da Usina Santa Rosa, as capelas de Areia, de Nossa Senhora do Paraíso, em Paraíso do Tobias, e de Venda das Flores, em Venda das Flores.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA