quinta-feira, 5 de maio de 2022

Produção industrial brasileira mostra perda de fôlego, ressalta Firjan


STRINGER/REUTERS



A despeito do resultado positivo apresentado pela indústria em março, a Firjan ressalta que a produção industrial brasileira mostra perda de fôlego. O acumulado dos últimos doze meses vem reduzindo sua intensidade de crescimento desde agosto de 2021 (7,2%), atingindo 1,8% em março.

O setor, que chegou a ensaiar uma ligeira recuperação no ano passado após os efeitos perversos provocados pela pandemia de Covid-19, encontra grandes dificuldades neste ano para uma retomada consistente em ambiente macroeconômico bastante adverso. A guerra na Ucrânia deve adicionar ainda mais dificuldades à indústria, em cenário de continuidade de alta no nível de preços e de mais alta nos juros. Nesse sentido, a indústria de transformação, que é sensível ao aumento dos juros através do canal de crédito, é impactada expressivamente, adiando uma vez mais seu plano de voo. Ademais, a inflação elevada aumenta também a preocupação dos empresários com a queda no consumo.

Importante pontuar ainda que a crise sanitária e o conflito no Leste Europeu exacerbaram os problemas estruturais enfrentados há anos pela indústria em sua cadeia produtiva. Os gargalos da cadeia de insumos mostraram a necessidade de diversificar fornecedores e fortalecer indústrias estratégicas, trazendo a urgência de políticas de longo prazo para o setor.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA