sexta-feira, 5 de agosto de 2022

Firjan Norte Fluminense sedia lançamento da Feira de Oportunidades




A Firjan Norte Fluminense sediou na quinta-feira (04/08) o lançamento da próxima edição da Feira de Oportunidades, que tem como objetivo estreitar a relação entre escolas, empresas e comunidade, criando um espaço de integração entre setor produtivo, comunidade acadêmica e recurso humano especializado. O evento, lançado pelo Fórum Interinstitucional de Dirigentes do Ensino Superior de Campos (Fidesc), terá a correalização da federação, ao lado da Firjan SENAI que atuará apresentando diversos produtos e serviços às empresas e estudantes.

A cerimônia de apresentação desta edição da feira contou com a participação de dezenas de instituições públicas e privadas atuando em conjunto, seja como correalizadoras ou apoiadoras. Entre os presentes no auditório da Firjan Norte Fluminense estava o prefeito de Campos, Wladimir Garotinho. Na oportunidade, ele recebeu das mãos do presidente da Firjan NF, Francisco Roberto de Siqueira, o estudo “Agendas regionais com os municípios: Norte Fluminense 2021-2024”, que propõe soluções para os principais gargalos econômicos da região.

“Esta agenda entregue ao prefeito vem ao encontro também dos objetivos da Feira: estamos olhando para o futuro, buscando contribuir com o poder público para superarmos os entraves para o nosso desenvolvimento, e assim gerar mais emprego e renda. Da mesma maneira, a Feira vai estimular a qualificação profissional e reunir empresas e futuros trabalhadores, constituindo-se, assim, num elo fundamental para promover o desenvolvimento socioeconômico da região”, destacou Francisco Roberto.

Além de palestras sobre qualificação profissional e segurança do trabalho, a Firjan SENAI terá um estande no qual serão apresentados equipamentos utilizados no dia a dia de profissionais. Uma das ideias é demonstrar na prática o funcionamento de equipamentos de fabricação digital presentes no FabLab da Firjan SENAI Campos, capazes de produzir objetos e estimular a inovação por meio da prototipagem.

“O estudante terá a oportunidade de conhecer e interagir com equipamentos que serão utilizados em sua vida profissional. Já participamos de diversas edições da feira, e é uma experiência marcante para qualquer jovem, que terá contato com um pouco do que será sua rotina no mercado de trabalho, além de conhecer e se aproximar das empresas, vislumbrando potenciais oportunidades”, gerente executiva da Regional Firjan SESI SENAI, Ivana Licurgo.

O prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, destacou que esta é a chance que faltava para o jovem que busca seu primeiro emprego.

“Vivemos um momento de aumento de contratações e revigoramos nosso poder de investimentos, por isso a hora de se qualificar é agora. É importante que as instituições e o setor público se retroalimentem para que o ciclo seja completo e que possa gerar resultado para a população”, afirmou.

O reitor do IFFluminense, Jefferson Manhães de Azevedo, exaltou a união das instituições para esta edição.

“Oportunizar é trazer esperança de um momento novo, para um novo país e para a vida das pessoas. As empresas com quem conversamos afirmam que estão voltando a contratar, e com o engajamento que estamos percebemos, podemos afirmar que esta edição será a maior de todas as feiras”, disse Jefferson.

A quinta edição da Feira de Oportunidades será realizada nos dias 4 e 5 de outubro no Instituto Dom Bosco – Colégio Salesiano, em Campos. Além da Firjan, também apoiam o evento da prefeitura de Campos, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RJ), o Sicoob Fluminense, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-RJ), o Conselho Regional dos Técnicos Industriais (CRT-RJ), a Associação Comercial e industrial de Campos (Acic), a Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL), a Águas do Paraíba e o Grupo Folha de Comunicação.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA