sábado, 13 de agosto de 2022

Firjan organiza evento para incentivar a inovação nas empresas do Norte Fluminense


ThinkstockPhotos



Acontece na próxima terça-feira (16/8) em Campos e quarta-feira (17/8) em Macaé a Jornada de Inovação Norte Fluminense. O evento, organizado pela Firjan Norte Fluminense, busca estimular mostrar às empresas da região, de todos os portes e segmentos, como se beneficiar das tecnologias e numa sociedade hiperconectada – e quais os riscos que este novo mundo acarreta aos negócios. As inscrições gratuitas estão abertas e podem ser feitas neste link: https://bit.ly/jornada-inovacao-norte-fluminense.

“Inovação é a palavra de ordem em todo o mundo, não importa se indústria, comércio ou serviço. E o tema ganhou proporção ainda maior com a pandemia, quando vimos uma mudança rápida e radical nos hábitos de consumo. Esta é, portanto, uma oportunidade única para os empreendedores se especializarem e extraírem novas ideias para desenvolverem seus negócios”, disse o presidente da Firjan Norte Fluminense, Francisco Roberto de Siqueira.

Idealizado pelo Grupo de Trabalho de Inovação do Conselho Regional Norte Fluminense, o encontro trará uma série de informações sobre o ambiente de inovação, bem como orientações para implantar projetos inovadores capazes de impactar na produtividade e lucratividade das empresas. Também serão apresentados cases de sucesso como a Roveq, empresa campista de automação industrial, que foca suas atividades no desenvolvimento de soluções de robótica de inspeção e prestação de serviços técnicos especializados.

“Hoje os clientes não estão apenas localmente, e isso traz enormes oportunidades. Por outro lado, há também os riscos, pois aumenta o universo de concorrentes. No interior, temos muitas empresas familiares que atendem a um público mais regional e estão acostumadas a outro modelo de negócio, mas é preciso estar atento para se adaptar, conhecer as tendências e oportunidades a serem exploradas”, destacou Rodrigo Martins, coordenador do GT de Inovação da Firjan Norte Fluminense, fundador da Eneltec – empresa de Campos especializada na Internet das Coisas (IoT) – e um dos palestrantes do evento.

A programação prevê ainda palestras da Casa Firjan sobre macrotendências, que trará análises de consumo, identidade, comportamento e outras referências; do Instituto SENAI de Tecnologia, apresentando soluções para economizar nos processos produtivos; e informações sobre acesso a editais de financiamento de projetos de inovação. Também haverá uma exposição de startups, entre elas a Blitzar, que atua na área de impressão em 3D, e a T&D Sustentável, com processos de economia de água em hospitais e condomínios, por exemplo. No evento em Macaé, haverá ainda uma apresentação voltada para o mercado de óleo & gás.

“Precisamos disseminar e difundir o conceito de inovação na cadeia de fornecedores de petróleo e gás. Esta é uma temática ainda pouco aplicada no cotidiano das empresas fornecedoras, e por isso vamos trazer ferramentas e oportunidades para desenvolver seus negócios a partir da inovação”, destacou Glauco Nader, diretor da Dinamus e coordenador da Rede Petro-Bacia de Campos.

O diretor de Inovação da Secretaria de Ciência e Tecnologia da Prefeitura de Campos, Niander Cerqueira, que também participará do encontro, destacou o polo acadêmico-científico como grande força motriz da inovação na região.

“Temos redes de universidades e agências de fomento à inovação que atuam constantemente atendendo às demandas das empresas. É um ecossistema bem rico que tem muito a oferecer”, afirmou Niander.

Serviço:

Evento presencial, gratuito e com vagas limitadas.

- Terça-feira (16/08), às 16h30, na RR Norte Fluminense, em Campos (R. Bruno de Azevedo, 37 - Parque Tamandaré, Campos dos Goytacazes)

- Quarta-feira (17/08), às 16h30, na Firjan SENAI Macaé (Estrada Linha Azul s/n - Botafogo, Macaé)


COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA