terça-feira, 30 de agosto de 2022

Secretaria de Meio Ambiente de BJI alerta para a economia de água





Diante da estiagem severa, com índices pluviométricos muito abaixo da média, as secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e Recursos Hídricos (SMMAARH) e a de Segurança Pública e Defesa Civil de Bom Jesus do Itabapoana emitiram um alerta. O objetivo é conscientizar a população para a necessidade de economia de água em todas as regiões do município.

A situação é mais crítica nos distritos, que necessitam de abastecimento por caminhão pipa. Muitos produtores já perderam animais devido à escassez de pasto e de forragem. Cooperativas, associações e laticínios da região registraram diminuição considerável da produção de leite.

As pastagens e até mesmo alternativas de alimentação são um problema em Bom Jesus e região. Na cafeicultura há a probabilidade de que a próxima safra seja afetada. A estiagem é um fenômeno climático causado pela insuficiência de chuva numa determinada região por um período de tempo maior do que o normal.

Existe diferença entre estiagem e seca. A primeira acontece num intervalo de tempo determinado, já a segunda é permanente. A cana-de-açúcar, que seria uma alternativa para alimentar o gado, já foi utilizada pela maioria dos produtores e os estoques estão no fim.

“As queimadas e a escassez de pastos e forragem em todo o Sul do Espírito Santo, na Zona da Mata mineira e no Norte-Noroeste fluminense nos deixam sem alternativas para amenizar os prejuízos”, explica o secretário de Meio Ambiente, Maurício Zanon.

A SMMAARH, o CIDENNNF e outros secretários municipais da região estão buscando junto ao governo estadual de medidas de enfrentamento da situação. Em conversas com EMATER-RIO, IFF, INEA, Defesa Agropecuária PESAGRO e FIPERJ, o prefeito Paulo Sérgio Cyrillo está procurando uma maneira de apoiar o produtor neste período crítico, já é recorrente em Bom Jesus. Estes órgãos solicitam aos pecuaristas que informem a morte de animais.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA