terça-feira, 9 de agosto de 2022

Caravana de empresários do Noroeste Fluminense participa da maior feira de panificação da América Latina





Vinte e oito empresários do Noroeste Fluminense participaram da caravana para a maior Feira de Panificação e Confeitaria da América Latina, a Fipan, no fim de julho, em São Paulo. O grupo passou dois dias conhecendo as últimas tendências mundiais do setor, tanto em maquinário como em receitas e organização. “Com a parceria da Firjan Noroeste Fluminense e do Sindicato das Indústrias de Alimentação do Noroeste do Estado do Rio de Janeiro (Sianerj), os empresários puderam se atualizar com o que há de mais moderno e fazer networking”, ressalta José Magno Vargas Hoffmann, presidente da Regional.

Renata Reder, sócia da padaria Farol de Pádua, empresa de mais de 50 anos, foi pela primeira vez à Fipan. “A panificação está cada vez mais moderna. Vimos máquinas de última geração que aumentam a produtividade, como a de fazer salgadinho e biscoito, forno de lastro e câmara de congelamento rápido. Fiz contato com fornecedores e vou analisar as propostas”. Renata ressalta que é preciso avaliar a real necessidade da sua padaria e que talvez opte por modernizar os equipamentos básicos, como modeladora e masseira.

Ela e a comitiva participaram também da visita à Cepam, considerada a melhor padaria da América Latina. Lá, o grupo pôde observar todos os procedimentos de boas práticas de fabricação e um laboratório de análise dos alimentos para controle de qualidade. “Tudo automatizado. Os ingredientes entram de um lado de uma esteira e após alguns minutos o produto sai pronto”, elogia Renata.

A Fipan atraiu mais de 54 mil visitantes e 350 expositores do Brasil e do exterior. Após dois anos sem a feira presencial, em 2022 ela ocupou dois pavilhões do Expo Center Norte. João Dimas, presidente do Sianerj, destaca que os panificadores comprovaram a importância de serem associados ao Sindicato, já que a caravana foi exclusiva para o grupo. Ele lembrou ainda que a instituição oferece cursos de qualificação de mão de obra na Firjan SENAI, apenas para associados.

“Na visita técnica à Cepam, aprenderam até receita de pão de cenoura com queijo. Só os associados puderam ver na prática, nessa padaria, todas as inovações. Juntos vamos mais longe”, afirma Dimas.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA