sábado, 20 de agosto de 2022

‘Movimento A gosto’ sobressai em Itaperuna, RJ





Em Itaperuna, RJ, o “Movimento A gosto” vem se destacando consideravelmente no município, em função do excelente trabalho desenvolvido pelas equipes da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e escolas.

No mês dedicado a atividades ampliadas, até aonde a imaginação possa alcançar, o “Movimento A gosto” trabalha com as turmas do 6° ao 9° ano, visando ampliar os horizontes, explorar os sentidos, despertar novas emoções, além de experiências que promovam descobertas e geram aprendizado.

E, dentre os objetivos do projeto, promover ações de aprendizagem que permitam trabalhar emoções e resgatar conteúdos. Corpo e mente em movimento, através de jogos, gincanas, montagem de um telejornal, quis, piquenique literário, filmes, debates e muitas outras ações pensadas para despertar o prazer da descoberta.

Bióloga da empresa Portal Soluções Ambientais participa evento  

No início da semana, na Escola Municipal Nossa Senhora das Graças, trabalhou-se com as disciplinas Ciências e Matemática, quando o tema escolhido foi a “Conscientização do Manejo e Destinação Seletiva dos Resíduos - Orgânicos e Sólidos para a Preservação do Meio Ambiente”, tendo como público-alvo os alunos do 7º ano.

A convidada para ministrar o tema foi a Dra. Nathalia Botelho, bióloga da empresa Portal Soluções Ambientais, em parceria com a Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde (CVAS). A bióloga reiterou aos alunos, que os seres humanos fazem parte do meio ambiente, e que tudo o que os humanos fizerem para preservá-lo, estarão contribuindo para uma melhor qualidade de vida.

“Por isso, devemos desde de cedo, praticar atos que não prejudiquem o meio ambiente. E uma das ações mais importantes é justamente o descarte consciente de resíduos orgânicos e sólidos. O simples fato de separarmos o lixo se torna uma prática sustentável, basta destinar o lixo orgânico domiciliar para a coleta seletiva, aquela em que o caminhão do lixo passa na rua, em dias marcados, e os garis recolhem. Enquanto os resíduos sólidos, lixos recicláveis e reaproveitáveis, devem ser separados e descartados, nos ecos pontos, entregue nas cooperativas que recebem esse tipo de material ou entregue aos catadores de lixo reciclável”, explica.

Estes resíduos quando não recebem destino certo, são responsáveis por entupimentos de bueiros, alagamentos de ruas e consequentemente, disseminação de doenças e ainda podem atrair animais perigosos, sem falar na agressão a fauna, flora, rios e solo.

“A oportunidade de estarmos fazendo uma parceria com a escola e a CVAS, é muito importante. O diretor da Portal Soluções Ambientais, Pablo Picanço, preza muito por essas iniciativas de conscientização ambiental, e diz que quando são desenvolvidas em sala de aula, obtém ótimos resultados. Ter essa conversa com os alunos do 7º ano, nesse momento é importante, pois, logo eles terão aulas de ecossistemas e biomas, aprenderão sobre a importância da biodiversidade e o conceito da saúde ambiental. Com essa conversa, acredito que plantamos a semente do conhecimento e dos valores da Educação Ambiental, e promovemos a conscientização para a preservação do ambiente”, finaliza a bióloga.

Na oportunidade, um agente de endemias da CVAS, distribuiu folders e cartilhas sobre ‘Coleta seletiva’, ‘Descarte consciente de resíduos orgânicos e sólidos’ e ‘Como preservar o meio ambiente’.

Empenho e mobilização do corpo docente     

Para a diretora geral da Escola Municipal Nossa Senhora das Graças Neuzi de Souza Guimarães, a mobilização e o empenho do corpo docente foram fundamentais, neste movimento. Ela ainda mencionou o reconhecimento do trabalho exercido em equipe, além dos bons resultados obtidos; quando os alunos aprendem, tem novos conhecimentos e os professores ficam satisfeitos, vendo suas metas sendo estabelecidas. Ainda foi feito um agradecimento especial a Myrian Lúcia da Fonseca Loures, Silvia Goulart Ferreira, Ivana Menezes Silva de Barros, Vanderleia Cardoso de Souza, Andréa Lopes Ferreira Lima, Maryellen Rezende da Silva, Bruna Gomes Mattos, Ana Carolina Ramos Lopes Freitas, e a todos os envolvidos no projeto.

Site 'Movimento A Gosto'       

Outras informações sobre o “Movimento A gosto” podem ser obtidas diretamente no seguinte site:


Decom Itaperuna

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA