terça-feira, 9 de agosto de 2022

Espetáculo Danza Espanhola em Rio das Ostras




A coreógrafa Luciana Dutra leva aos palcos um espetáculo que explora a relação que temos com a própria imagem influenciada pelas constantes interferências cotidianas que nos deparamos em nossos caminhos. Mostrando novas criações, além de revisitar o que já produziu. Através de 4 artes: canto, dança, percussão e música erudita.

Nesta pesquisa de encontros e desencontros do SER HUMANO consigo mesmo, com o outro e com o espaço que vive. Tendo como ponto de partida o espetáculo estreado em 2021 "LA PIEL QUE ME HABITA".

A obra “La guitarra y la bailarina” discorre sobre como a dança rouba conceitos da música e transcreve recursos interpretativos no corpo apresentadas em 12 coreografias poéticas e musicais, com base na cultura espanhola e seus estilos de Dança. Com forte influência da DANZA ESTILIZADA, ESCUELA BOLERA E DO FLAMENCO E DO CLÁSSICO ESPANHOL. A beleza e força da tradição que não se perde na contemporaneidade.

O roteiro tem seu ponto de partida no “Cante”, a palo seco, cantado a fragmentos melódicos em uma versão bailada, chamando a “bailaora” através de sua letra de lamento a ancestralidade da alma humana, “’el amor, la vida y la muerte”, em movimentos de harmonia com a melodia cantada, internalizando cada palavra, cada gesto em um único contesto que servirá de caminho para a entrada de uma riquíssima percussão, dando compasso definido para essa simbiose dessas três artes, que chamarão, em seguida, o violão com suas cordas e melodias definidas para uma total analogia com a poesia, dança e percussão.

Nesse encontro das 4 artes, decorre a base do espetáculo em proporções fragmentadas, hora em solilóquio, duos e trios. Dividido em duas partes, com intervalo de 10 minutos.

Esses encontros caminham pelas vertentes tradicionais de grandes compositores como: Francisco Tárrega, Agustín Barrios, Federico Garcia Lorca, Dilermando Reis, João Cabral de Melo Neto, Isaac Albéniz e vertentes contemporâneas das fusões entre essas 4 artes, na interpretação musical do Maestro/arranjador Josué Marins, do Cantaor Diego Zarcón (CONVIDADO ESPECIAL) e do compositor e luthier Alessandro “Alejo” fazendo o roteiro caminhar apresentando a diversidade e riqueza da Danza española interpretada pela Bailarina/Bailaora Luciana Dutra.

O espetáculo acontece na sexta-feita (26) às 20h no teatro popular de Rio das Ostras. Você não pode perder!!!


Ascom

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA