terça-feira, 30 de agosto de 2022

Porciúncula é a próxima cidade do Noroeste a receber o Festival Literário Energia para Ler

Divulgação: Aperibé



Porciúncula completou 75 anos no último dia 21 de agosto e vai ganhar um presentão de aniversário. De 1 a 4 de setembro, das 8h às 19h, a cidade recebe o Festival Literário Energia para Ler, na Praça Antônio Amado. São quatro dias de muita cultura e entretenimento, com teatro, dança, exposições de artesanato, saraus, lançamentos de livros, shows musicais e uma grande biblioteca com mais de 5 mil títulos literários à venda. No município, o carnavalesco Milton Cunha vai autografar o livro “Viva e aproveite” e receber os amantes da cultura.

“Promover cultura e entretenimento para as cidades do Norte e Noroeste Fluminense está sendo incrível. São municípios que já possuem seus próprios movimentos culturais e estamos chegando para agregar mais parcerias com a cidade. A programação está incrível e vamos continuar celebrando o aniversário de 75 anos de Porciúncula”, explica o produtor técnico, Flávio Valadares.

Divulgação: Aperibé



São onze horas de evento com uma programação variada que atende a todos os públicos. O festival também valoriza os artistas e personalidades locais, além de trazer nomes do cenário nacional, como o ator Ricky Tavares, a cantora Letícia Soares e o carnavalesco Milton Cunha.

“Antes de chegarmos nas cidades fazemos contato com a Secretarias de Educação e Cultura para conhecer o cenário de cada região. Nossa meta é fomentar a cultura convidando os artistas locais para participarem do festival literário e isso tem dado muito certo. Quem mora em Porciúncula vai amar e tenho certeza de que eles não se esquecerão dos dias que vão viver. De antemão já convidamos a todos. Será um momento muito especial!”, detalha Rodrigo Lobo, um dos produtores do evento.

Com o tema “Dias que não deixaremos para trás'', o festival tem como eixos temáticos a sustentabilidade e o empreendedorismo nas apresentações sem perder o mundo mágico da literatura. Na estrutura do evento, os porciunculenses podem visitar o espaço “Leitura é bom e eu gosto”, onde ocorrerão as apresentações; a “Bebeteca”, um local com livros para crianças até 3 anos e o Espaço Gourmet com saborosas iguarias.

No dia 4 de setembro, acontece o Simpósio de Educação e Cultura com os profissionais da rede municipal de ensino e a premiação do concurso “Luzes da Cidade” para os melhores projetos dos alunos das escolas públicas com bicicletas, tablets, livros e celulares.

O Festival Energia para Ler é uma realização da Produtora Motivos Produções como apoio cultural do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e o patrocínio da Empresa Enel. Toda programação está disponível no site www.energiaparaler.com.br.

Agenda do festival

Trajano de Moraes (9 a 13 de agosto), Aperibé (20 a 24 de agosto), Porciúncula (1 a 4 de setembro), Miracema (10 a 14 de setembro), Santo Antônio de Pádua (21 a 25 de setembro), Laje do Muriaé (4 a 8 de outubro), Natividade (15 a 19 de outubro), Varre-Sai (25 a 29 de outubro), Italva (4 a 8 de novembro) e São Francisco de Itabapoana (de 27 de novembro a 1 de dezembro).

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA