domingo, 6 de março de 2022

‘Fevereiro Laranja’ deixa lições para a população macuquense





Fevereiro já ficou para trás. Porém, mesmo ao terminar, o segundo mês do ano deixou uma série de ensinamentos e lições para a população macuquense, fruto de um trabalho intenso e constante de conscientização realizado pelos profissionais de saúde, que tiveram como meta aumentar a qualidade de vida dos moradores ao enfatizar a necessidade de detecção precoce de casos de leucemia.

Com uma programação bem planejada e ofertada aos usuários das Unidades Básicas de Saúde, as enfermeiras Anna Carolina Lima e Keila de Oliveira abordaram o ‘Fevereiro Laranja’, que destaca, entre outras coisas, a importância da doação de medula óssea, já que a leucemia está entre os tipos mais comuns de câncer entre homens e mulheres, de acordo com estudos do INCA (Instituto Nacional de Câncer).

Numa abordagem didática, as enfermeiras realizaram salas de espera para sensibilizar as pessoas quanto aos tipos de leucemia, sintomas e os tratamentos para a enfermidade, que no triênio 2020/2022 deverá apresentar mais de 10 mil novos casos no Brasil. A leucemia redunda no crescimento acelerado e anormal das células do sangue, responsáveis pela defesa do organismo. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado aumentam as chances de cura e os sintomas geralmente são anemia, cansaço e fadiga, queda de imunidade, baixa de plaquetas, infecções, febre, hematomas e sangramentos.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA