sábado, 19 de março de 2022

Outono começa domingo e traz primeira onda de frio para o Sul do Brasil

 


O próximo domingo (20) será marcado pelo término do verão e pela chegada do outono nos países do hemisfério sul. Para 2022, a expectativa é que a estação registre menos chuvas do que a média histórica na maior parte da Região Sudeste, inclusive na Zona da Mata e Campo da Vertentes.

Outono

O outono é considerado uma estação de transição entre o verão quente e úmido e o inverno frio e seco.  

O mapa abaixo, produzido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) com dados coletados entre 1961 e 2010, mostra os índices de chuva que costumam ser registrados no país durante o outono. Para a Zona da Mata e o Campo das Vertentes, o estudo mostra que a média anual de precipitação no período fica entre 100 e 200 mm.

 

Mapa do Inmet mostra índices de chuva registrados historicamente no outono no Brasil
Foto: Inmet/Divulgação

Porém, para 2022, o instituto indica que a previsão é de que as chuvas devem permanecer abaixo da média nos próximos três meses na Região Sudeste. Segundo o órgão, normalmente, existe uma redução da precipitação sobre essa região a medida que se aproxima do outono, que dá início ao período seco.

Ainda conforme o Inmet, a temperatura do ar deverá prevalecer próxima e ligeiramente acima da climatologia do período, que é entre 18 °C e 22 °C. Porém, não se descarta a possibilidade da entrada de massas de ar frio que poderão diminuir as temperaturas em localidades de maior altitude a partir do mês de maio.

O último fim de semana do verão será de temperaturas máximas acima dos 30 °C nas principais cidades da Zona da Mata e do Campo das Vertentes. 

De acordo com o climatologista Ruibran dos Reis, uma massa de ar quente que está sobre Minas Gerais tem dificultado a formação de nuvens de chuva no estado.

Ainda assim, segundo o Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge), no domingo (20), a chegada de uma nova frente fria na porção sul do estado pode levar chuva para a Zona da Mata, com destaque para Juiz de Fora. O tempo chuvoso pode se estender até quarta-feira (23) na cidade.

 

Confira a previsão do tempo para algumas cidades


Cidades

Mínima

Máxima

Juiz de Fora

19°C

31°C

Muriaé

22°C

35°C

Viçosa

19°C

33°C

Leopoldina

19°C

33°C

São João Del Rei

17°C

30°C

Barbacena

16°C

31°C

Cataguases

19ºC

33ºC

Ubá

22ºC

36ºC

Além Paraíba

23°C

36°C

Santos Dumont

16°C

31°C

Visconde do Rio Branco

21°C

36°C

Carangola

21ºC

33°C

 

Fonte: Portal do Instituto Nacional de Meteorologia – Inmet

 


Dia a dia

·         Sexta-feira (18): Sol com algumas nuvens. Não chove. As temperaturas ficam entre 17°C e 36°C;

·         Sábado (19): Sol com algumas nuvens. Não chove. As temperaturas ficam entre 16°C e 36°C;

·    Domingo (20): Sol com algumas nuvens, com chance de pancadas de chuva à tarde e à noite. As temperaturas ficam entre 17°C e 36°C;


Fonte: Climatempo

  

Veja como fica a temperatura na sua cidade.

G1

 

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA