terça-feira, 15 de março de 2022

CVAS Itaperuna faz atividade educativa em escola

 



Em Itaperuna, RJ, a Secretaria Municipal de Saúde com o apoio da Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde (CVAS) segue com seu cronograma de trabalho, visando intensificar o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

Desta vez, foi realizada atividade educativa na Escola Municipal Lincoln Barbosa de Castro. Na última quinta-feira, 10, técnicos da área de Educação em Saúde da CVAS estiveram na escola, quando foi realizada uma apresentação lúdica, com uma das técnicas, fantasiada de mosquito Aedes aegypti.

Para Adriano Rodrigues, coordenador da CVAS, este tipo de atividade transmite a informação de modo mais fácil e simples para as crianças.

“Esse tipo de atividade acaba se tornando um entretenimento para as crianças, fica mais fácil e chama a atenção da garotada, passando uma mensagem educativa. Além disso, aproxima a escola dos nossos técnicos, que estão prontos a servir a nossa comunidade, seja agindo no combate efetivo ao mosquito, ou trabalhando essa parte de conscientização e informação. A ação ocorreu na Escola Lincoln e o público alvo foi os alunos da Educação Infantil. Precisamos lembrar que a ação foi feita em parceria com o PSE, Programa Saúde na Escola”, reforça o coordenador. 

Ajude a combater o mosquito 

A população também pode e deve fazer a sua parte, agindo da seguinte forma: tampe as caixas d’água; mantenha as calhas sempre limpas; deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo; mantenha lixeiras tampadas; deixe ralos limpos e com aplicação de tela; limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia; limpe com escova ou bucha os potes de água para animais.

Além disso, outras ações podem ser realizadas, como por exemplo: retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa. Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem; limpe ralos e canaletas externas; atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água; deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas, para evitar formação de poças d’água; verifique instalações de salão de festas, banheiros e copa.

Para outras informações, solicitação de atendimento específico, dentre outras questões relacionadas ao setor, dirija-se à Vigilância Ambiental em Saúde (Casa Verde), situada na Rua Júlio César, 99, Centro (em cima da Farmacinha do SUS).

O e-mail do setor – cvasitaperuna@gmail.com – é outra forma de contato. Você ainda pode se dirigir à UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua residência e relatar algum problema ao agente comunitário de saúde, que ele passará a informação à Coordenação da Vigilância Ambiental em Saúde.

 

Decom Itaperuna

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA