domingo, 27 de março de 2022

Redução de imposto de alimentos e etanol, casa própria para 4,8 milhões de brasileiros e lançamento de Força-Tarefa das Águas são destaques da semana

 

O presidente Jair Bolsonaro / Isac Nóbrega /PR



Café torrado, margarina, queijo, macarrão, açúcar e óleo de soja tiveram o Imposto de Importação zerado pelo Governo Federal. A medida é para conter a inflação desses alimentos. A semana teve ainda medidas que estimulam o uso do biometano como fonte energética renovável e ambientalmente sustentável, o anúncio de novas medidas do Programa Renda e Oportunidade e o lançamento de uma força-tarefa para levar água potável para mais de 600 mil brasileiros de regiões secas.


Redução de imposto de importação de alimentos e etanol

Em uma medida para conter a alta de preços de itens da cesta básica, o Governo Federal reduziu a zero a taxa de importação de seis alimentos e do etanol até o final do ano. Na lista de alimentos estão café torrado, margarina, queijo, macarrão, açúcar e óleo de soja. Até então, o Imposto de Importação era de 28% para o queijo, 14,4% para o açúcar, 14,4% para o macarrão, 10,8% para a margarina, 9% para o café, 9% para o óleo de soja e 18% para o etanol.

O Governo também reduziu em mais 10% o Imposto de Importação sobre bens de capital, que são máquinas e equipamentos usados na indústria, e sobre bens de informática e de telecomunicações, como computadores, tablets e celulares. Em março do ano passado, o Governo Federal tinha reduzido essa taxa também em 10%. Com isso, o corte no imposto chega a 20%.

Saiba mais 

 

Casa própria a mais de 4,8 milhões de pessoas

O Governo Federal entregou mais de 1,2 milhão de moradias em todas as regiões do país entre 2019 e 2022. Com isso, mais de 4,8 milhões de pessoas foram beneficiadas com a casa própria. A construção de unidades populares foi impulsionada com o lançamento do Programa Casa Verde e Amarela, em agosto de 2020. O programa garantiu as menores taxas de juros para o crédito imobiliário: até 4,25% nas regiões Norte e Nordeste e 4,5% nas demais regiões.

Desde 2019, o investimento federal na área habitacional foi de R$ 149,2 bilhões, entre recursos do Orçamento Geral da União e do FGTS para financiamentos habitacionais a pessoas físicas.

Saiba mais


Governo Federal lança Força-Tarefa das Águas

Até o fim deste ano, a água potável vai chegar para mais de 600 mil brasileiros de regiões secas. Para isso, o Governo Federal lançou a Força-Tarefa das Águas, um esforço articulado entre diversos órgãos para impulsionar a entrega de poços, cisternas, sistemas simplificados de abastecimento de água (SSAA) e unidades de dessalinização em comunidades rurais do Nordeste e Semiárido Mineiro. Com isso, até o fim deste ano, o acesso à água deve chegar a 1,5 milhão de brasileiros.

Em visita a Quixadá, no Ceará, para lançar a Força-Tarefa, o Presidente Jair Bolsonaro fez a entrega de 1.100 poços profundos, que vão beneficiar 5,8 mil famílias de 118 localidades do estado. O Governo Federal também anunciou a conclusão de 74 sistemas simplificados de abastecimento de água que vão beneficiar 23,8 mil cearenses de 90 comunidades, em 15 municípios.

Saiba mais

 

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA