sábado, 12 de março de 2022

Anatel apoia projeto que transforma TV Box pirata em mini PC para escola pública

 

Foto: Divulgação

Instituições brasileiras de ensino superior, em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Receita Federal do Brasil (RFB) e a Agência Nacional do Cinema (Ancine), transformaram 745 receptores de TV Box retidos pelo Fisco em minicomputadores entregues a escolas públicas.

Desde junho do ano passado a Anatel investiga equipamentos piratas com IPTV e constatou que alguns modelos, disponíveis em centros de comércio popular e em marketplaces, estavam com malware. Somente em agosto de 2021, mais de 20 mil TV Boxes irregulares foram apreendidas.

A conversão de produtos não homologados em itens de relevância social faz parte do Projeto Além do Horizonte. Além dos mini PCs, acessórios como mouse e teclados também foram obtidos por meio de bens apreendidos nos depósitos da Receita Federal.

Além de realizar ações de fiscalização para reter produtos piratas, a Anatel participa da iniciativa fornecendo apoio técnico, a fim de que os produtos transformados sejam homologados pela agência.

O projeto Além do Horizonte tem como princípio a sustentabilidade, a originalidade, a relevância social e a possibilidade de trabalho em rede. A iniciativa desenvolve produtos para plataforma de reabilitação remota, robótica nas escolas, triagem SUS, TV Box como clusters, dentre outros.

Idealizado pela Receita Federal de Minas Gerais em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA), o Além do Horizonte é atualmente formado pelas seguintes instituições:

Instituto Federal Sul de Minas Gerais, Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Universidade Federal de Lavras, Universidade Federal de Itajubá, Universidade do Estado de Minas Gerais, Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Espírito Santo, Universidade Federal de Juiz de Fora, Instituto Federal de São Paulo e Instituto Federal do Norte de Minas Gerais.

 Tudo Celular

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA