quinta-feira, 12 de março de 2020

Retiro Poético recebe ‘Ação de Combate ao Aedes Aegypti’

Programação ofereceu atendimentos gratuitos à comunidade 


Pelo quarto ano consecutivo, já que o projeto ‘#Partiu Cordeiro – Todos contra a Dengue’ foi criado em 2017, a Secretaria de Saúde intensifica as ações de combate às arboviroses, incluindo a luta contra o mosquito Aedes Aegypti, que além da Dengue transmite doenças como Chikungunya, Zica Vírus e Febre Amarela. 

Dando sequência a esse planejamento estratégico, no último sábado, dia 7 de março, foi a vez de o projeto atender às comunidades do Retiro Poético e região circunvizinha, embora também tenha sido registrada a presença de moradores de outros bairros. A ação aconteceu na Quadra de Esportes da Escola Municipal Zuleika Rodrigues, onde os profissionais de saúde novamente recepcionaram os moradores. 

Além da necessidade de conter os avanços das arboviroses – pois a Coordenação de Combate à Dengue detectou larvas de mosquitos cujas análises laboratoriais deram positivo para o Aedes Aegypti em 74% das amostras, já com seis casos registrados de Chikungunya – as atividades foram bastante abrangentes, com a oferta de Vacinação contra o Sarampo; Exames e Orientações sobre Hanseníase; Testes Rápidos de Sífilis, Hepatite e HIV; Aferição de Glicemia e Pressão Arterial; e Dicas de Higiene Bucal. 

Como na Estratégia de Saúde da Família do centro da cidade também houve vacinação, os moradores responderam bem à ação. Os números registrados foram os seguintes: Vacinação contra Sarampo, 445 doses aplicadas; o Escovodromo atendeu 96 crianças; Aferição de Glicose, 25; Pressão Arterial, 90; e Testes Rápidos, 41. Com a colaboração da Secretaria de Obras, também houve limpeza e coleta de entulhos. A visitação dos agentes de Saúde e Endemias às residências também foi intensa e exitosa. 

O prefeito e a secretária de Saúde Vânia Huguenin conversaram com os moradores durante as ações, acompanhadas pelos secretários Zica Medeiros (Cultura), Anderson Castro (Obras) e Pablo Caruzo (Planejamento) e pelo vereador Pablo Sergio. “Nossos servidores têm realizado um trabalho incansável em defesa da melhor qualidade de vida de nossa população. Nosso pedido é que a população colabore para que as ações mantenham-se bem sucedidas”, disse Luciano Batatinha no sábado. 


Ascom

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA