segunda-feira, 16 de março de 2020

Coronavírus: SES confirma o 25º caso, e paciente está em estado gravíssimo


Vítima tem 65 anos e está internado em hospital da rede particular 



O plano tem a intenção de sistematizar ações e procedimentos de responsabilidade
 da esfera estadual de governo
Paulo Lopes/Bw Press/Estadão Conteúdo 


A Secretaria de Estado de Saúde confirma o 25º caso do Novo Coronavírus (Covid-19) no estado do Rio de Janeiro. O paciente é um médico, de 65 anos, que está internado em estado gravíssimo em hospital da rede privada da capital. 

Ele apresentou sintomas de febre, tosse, dificuldades respiratórias no dia 11 de março. Não teve histórico de viagem nos 14 dias anteriores ao início dos sintomas e também não teve contato direto com casos confirmados nem suspeitos.


“A população precisa ficar em casa. Só assim poderemos conter essa epidemia. Se isso não acontecer, teremos outros casos semelhantes ao deste idoso. Precisamos proteger nosso pais e avós, que são mais vulneráveis”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos.


O estado do Rio de Janeiro encontra-se no nível 2 do seu plano de contingência. Na cidade do Rio de Janeiro, já foram registrados casos de transmissão comunitária.


Plano de contingência

No mês passado, a SES elaborou e definiu um plano de contingência para enfrentar uma possível epidemia de coronavírus no Estado do Rio.


O plano tem a intenção de sistematizar ações e procedimentos de responsabilidade da esfera estadual de governo. Os níveis de acionamento (zero, um, dois e três) foram organizados de acordo com parâmetros epidemiológicos, como números de casos.

O primeiro objetivo estratégico do plano de contingência é intensificar medidas de segurança para conter a transmissão humano a humano, incluindo as infecções secundárias entre pessoas próximas e profissionais de saúde.


Caso uma pessoa apresente sintomas e sinais de doenças respiratórias, ela será identificada imediatamente, isolada e atendida da forma como preconizam a OMS e o Ministério da Saúde.


Os níveis

- Nível Zero – Casos importados notificados ou confirmados.


- Nível 1 – Transmissão local de coronavírus no estado do Rio de Janeiro.


- Nível 2 – Transmissão comunitária, que ativará outros leitos para assistência de casos graves.

- Nível 3 – Quando as ações e atividades orientadas para serem realizadas no nível 2 de ativação forem insuficientes como medidas de controle e para a organização da rede de atenção na resposta. Caso o surto chegue a esse nível, além de todas as unidades citadas anteriormente, será criado pela Secretaria de Estado de Saúde um hospital de campanha e as Forças Armadas serão acionadas. Haverá ainda a utilização de leitos em unidades especializadas, com a suspensão de cirurgias eletivas.


Medidas de prevenção

- Proteger nariz e boca ao espirrar ou tossir
- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres e copos
- Lavar frequentemente as mãos, especialmente após espirrar ou tossir
- Utilizar álcool em gel nas mãos

Dúvidas
Para mais informações, acesse www.saude.rj.gov.br




COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA