quinta-feira, 12 de março de 2020

Miracema tem dois casos suspeitos de coronavírus




A SES informa que, nesta quinta-feira (12/03), há 16 casos confirmados do coronavírus e 228 suspeitos no estado do Rio de Janeiro. Os locais de residência dos pacientes foram identificados da seguinte maneira:

Local de residência
Casos suspeitos
Casos confirmados
Barra do Piraí
2
Barra Mansa
8
1
Belford Roxo
1
Cabo Frio
1

Campos dos Goytacazes
1

Casimiro de Abreu
1

Conceição de Macabu
2

Cordeiro
2

Duque de Caxias
1
Itaboraí
5
Macaé
1

Maricá
1
Miracema
2

Niterói
27
1
Nova Iguaçu
3

Petrópolis
3
Rio Bonito
4

Rio de Janeiro
125
14
São Gonçalo
2
São João de Meriti
2

São Pedro da Aldeia
1
Teresópolis
4
Valença
2
Volta Redonda
4
Exterior
15
Local de residência em investigação
8

Total
228
16

A décima sexta paciente é uma mulher de 28 anos residente na cidade do Rio de Janeiro. Ela procurou o serviço de saúde ao sentir febre, cefaleia e mialgia. Os exames laboratoriais testaram positivo para o Covid-19. A paciente apresenta estado de saúde estável e está em isolamento domiciliar.


Nesta quinta-feira (12), o estado do Rio de Janeiro passou do Nível 0 para o Nível 1 do plano de contingência após a confirmação do primeiro caso de transmissão local de coronavírus.

Plano de contingência

No mês passado, a SES elaborou e definiu um plano de contingência para enfrentar uma possível epidemia de coronavírus no Estado do Rio.

O plano tem a intenção de sistematizar ações e procedimentos de responsabilidade da esfera estadual de governo. Os níveis de acionamento (zero, um, dois e três) foram organizados de acordo com parâmetros epidemiológicos, como números de casos.

O primeiro objetivo estratégico do plano de contingência é intensificar medidas de segurança para conter a transmissão humano a humano, incluindo as infecções secundárias entre pessoas próximas e profissionais de saúde.

Caso uma pessoa apresente sintomas e sinais de doenças respiratórias, ela será identificada imediatamente, isolada e atendida da forma como preconizam a OMS e o Ministério da Saúde.

Os níveis

- Nível Zero – Casos importados notificados ou confirmados.
- Nível 1 – Transmissão local de coronavírus no estado do Rio de Janeiro.
- Nível 2 – Transmissão comunitária, que ativará outros leitos para assistência de casos graves.
- Nível 3 – Quando as ações e atividades orientadas para serem realizadas no nível 2 de ativação forem insuficientes como medidas de controle e para a organização da rede de atenção na resposta. Caso o surto chegue a esse nível, além de todas as unidades citadas anteriormente, será criado pela Secretaria de Estado de Saúde um hospital de campanha e as Forças Armadas serão acionadas. Haverá ainda a utilização de leitos em unidades especializadas, com a suspensão de cirurgias eletivas.

Medidas de prevenção

- Proteger nariz e boca ao espirrar ou tossir
- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres e copos
- Lavar frequentemente as mãos, especialmente após espirrar ou tossir
- Utilizar álcool em gel nas mãos




Fonte: SES/RJ

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA