quinta-feira, 12 de março de 2020

Prefeitura de Teresópolis esclarece sobre caso de coronavírus na cidade



Considerando a confirmação, pelo Ministério da Saúde sobre os trinta e sete casos do novo coronavírus, reiteramos que o município permanece utilizando o plano de contingência. Hoje, 11 de março, a Organização Mundial de Saúde decretou o caráter pandêmico do COVID-19.

Especificamente sobre Teresópolis, reiteramos que os dois pacientes dos primeiros casos suspeitos de infecção por coronavírus não estão mais em isolamento domiciliar, dado o resultado que se mostrou negativo para vírus respiratório (Influenza A e B) e para 2019-nCOV (agente etiológico da COVID 19).

No momento, há outros 6 (seis) casos suspeitos junto à Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde. Todos tiveram colhidos seus materiais para exame, enviados ao LACEN-RJ e estão em internação domiciliar supervisionado pelo Serviço de Atenção Domiciliar (SAD). Todos os casos suspeitos têm algum elo epidemiológico com viagens ao exterior.

Um dos pacientes com caso suspeito esteve em viagem à Austrália e Dubai, e nesta segunda-feira (9/3), apresentou febre, procurou um Hospital no Rio de Janeiro, onde é moradora, e realizou teste para o coronavírus, que se mostrou detectável. Essa paciente trabalha no município de Teresópolis e sua contraprova foi colhida, encaminhada ao LACEN-RJ e as medidas de controle foram tomadas em relação ao caso e aos seus prováveis contactantes, residentes em Teresópolis.

Esses possíveis contactantes já foram identificados pela Secretaria Municipal de Saúde, que já colheu o material dessas pessoas para exames. A paciente permanece em internação domiciliar no município do Rio de Janeiro.

O Centro de Informações Estratégicas e Resposta de Vigilância em Saúde (CIEVS) da Secretaria Estadual de Saúde foi devidamente notificado dos casos e segue apoiando tecnicamente a DVE – Teresópolis.

A vigilância epidemiológica permanece em atenção, contando com apoio das Unidades Hospitalares, da UPA 24h, das Unidades Básicas e do SAD.

Diante de algum sintoma como angústia respiratória ou febre, moradores de Teresópolis devem procurar uma unidade hospitalar conveniada ao SUS.

Informações podem ser obtidas na Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, na Rua Júlio Rosa, 366 ou através do telefone 2742-9883, em horário comercial, de 2ª a 6ª feira, ou nas Unidades Primárias de Saúde, onde as equipes podem informar e orientar a população sobre todos os aspectos da infecção pelo COVID-19.

É importante destacar que a responsabilidade de prevenir a COVID-19 é de todos. Toda a população deve seguir mantendo as medidas higiênicas essenciais para conter a contaminação pelo novo Coronavírus e para o enfrentamento da doença como se deve: com informação, ações efetivas e participação da sociedade.


COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA