sexta-feira, 20 de março de 2020

Entenda a diferença entre os tipos de álcool


Saiba quais fórmulas são mais eficazes no combate ao COVID-19


Manter as mãos limpas é essencial para combater doenças e o acúmulo de bactérias no organismo e, atualmente muito se fala sobre a importância de reforçar esse ato para evitar a contaminação pelo Coronavírus (Covid-19), uma nova doença transmitida através de gotículas respiratórias, tosses e espirros em curta distância. Nesse cenário, além de água e sabão, o álcool gel se faz necessário e obrigatório. “De fato, essa fórmula ainda é a maneira mais eficaz para evitar contaminações" afirma Heloísa Olivan, farmacêutica e bioquímica do Instituto Olivan, em São Paulo. 

A farmacêutica ainda orienta que os álcoois utilizados para limpeza em geral não têm a mesma ação ou eficácia e, além de não proteger, ressecam a pele das mãos. "A eficácia do álcool em gel acontece porque o coronavírus é revestido por uma camada de gordura que o protege, chamada de envelope viral. É nessa estrutura que estão inseridas as proteínas responsáveis pela ligação do vírus às células. Sem essa camada de gordura, essas proteínas são perdidas e o vírus não consegue entrar nas célula. Quando em contato com o álcool ou sabão a camada se dissolve, matando o vírus”,explica. 

Prático e eficiente 

O álcool gel é mais simples de ser transportado e aplicado na pele, o que torna a adesão ao seu uso muito mais fácil do que outros tipos de álcool. No entanto, a opção líquida (também 70%) é igualmente eficiente em termos de controle microbiológico, a única coisa que difere é que sua aplicação é mais complexa, já que pode escorrer e atingir uma área menor da pele.

O tempo de contato do álcool gel na pele, até sua completa secagem, é de 20 a 30 segundos - esse tempo é fundamental para garantir a destruição do envelope viral do coronavírus, vital para a penetração no interior das células. Já na forma líquida o tempo tende a ser menor.

Álcool gel 60% e 70%

Para quem ainda tem dúvidas sobre o tipo de álcool gel que deve ter em casa, é importante saber que a fórmula com a porcentagem entre 60% e 70% é a mais indicada no combate ao

coronavírus. Um álcool a 70% significa que para cada 100 ml do produto, 70 ml são álcool e os outros 30 água e demais substâncias, como aromatizantes e espessantes.

De acordo com a farmacêutica, uma concentração (%) menor de álcool pode não ser efetiva no extermínio do vírus. Por outro lado, uma concentração maior dessa substância pode causar irritações na pele. A água é utilizada para diluir o álcool em seu estado puro, garantindo a concentração ideal. 

Álcool líquido

O álcool líquido (que geralmente é usado para a limpeza e higienização de móveis e objetos) só é efetivo no combate ao vírus se sua concentração for entre 60% e 70%. Portanto, ambas as apresentações (gel ou líquido) com a mesma porcentagem possuem o mesmo poder germicida. 

O álcool em gel é mais adequado para aplicação sobre o corpo, pois apresenta uma textura mais agradável e sua aceitação pelos usuários é maior. O álcool líquido escorre mais facilmente e, na teoria, poderia induzir menor efeito antimicrobiano.



FRANCINE COSTANTI

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA