terça-feira, 12 de abril de 2022

Defesa Agropecuária apreende 732kg de produtos lácteos em desacordo com a legislação

 


Durante ação de fiscalização volante da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, na RJ 220, realizada no município de Porciúncula na última segunda-feira (11), resultou na apreensão de aproximadamente 624 litros de leite barriga mole, queijo frescal e padrão, muçarela, ricota, manteiga e iogurte, sem refrigeração adequada e sem nota fiscal dos produtos. O fabricante dos produtos, com sede em Muriaé-MG, não possuía registro no serviço oficial de inspeção sanitária competente para comercializar fora do âmbito do município de origem.

O Serviço de Inspeção Estadual (SIE/RJ) da Secretaria de Agricultura, diante do risco sanitário iminente ao consumo humano apreendeu e inutilizou todo o material, contando com o apoio da Vigilância Sanitária Municipal. Os produtos vinham de Muriaé-MG, e não possuíam registro no serviço oficial de inspeção sanitária competente para comercializar fora do âmbito do município de origem. As equipes conduziram o infrator à 139ª DP, onde a ocorrência foi registrada.

- A equipe da defesa agropecuária opera desde a produção em propriedades rurais até a fiscalização de agroindústrias que processam os produtos de origem animal. Esse trabalho é essencial no combate às irregularidades. A parceria com as vigilâncias sanitárias municipais, responsáveis pela fiscalização do comércio de produtos, é fundamental para um bom resultado -contou o secretário de Agricultura, Alex Grillo.

Como agravante, destaca-se que a empresa é reincidente e o condutor da carga alegou que um dos seus destinos seria um asilo de idosos.

A Defesa agropecuária alerta para que o consumidor somente adquira produtos de origem animal devidamente registrados, seja no SIM (com origem e comércio dentro do próprio município onde foi produzido), SIE do estado do Rio de Janeiro, ou ainda SIF ou SISBI de qualquer região do país.

- É de extrema importância essas ações em prol da saúde pública. O trabalho dos nossos agentes não para! Estamos realizando ações volantes de fiscalizações em diversos municípios - ressaltou o superintendente de Defesa Agropecuária, Paulo Henrique Moraes.


Ascom

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA