quinta-feira, 28 de abril de 2022

Anvisa pede oficialmente o recolhimento dos chocolates da Kinder fabricados na Europa

 

Foto: Divulgação



A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ampliou a lista de chocolates Kinder com proibição de vendas no Brasil, após suspeitas de contaminação por salmonela na Europa. Segundo a resolução, ficam restritos todos os produtos da linha Kinder Choco-Bons fabricados na Bélgica e importados ao país por suspeita de contaminação por salmonella.

A última medida, divulgada em 20 de abril, proibia somente os chocolates brancos, mas a Anvisa informou que foi necessário aumentar a restrição uma vez que "a empresa Ferrero do Brasil informou ter identificado a comercialização de lotes desses produtos, importados por terceiros para o país", informou a agência. A agência ressalta que a própria empresa já iniciou um recolhimento voluntário dos produtos no país.

Segundo a agência, "esse chocolate é fabricado nos sabores cacau e branco e está disponível em embalagens de 46g, 125g, 200g e 300g".

Em nota, a empresa Ferrero do Brasil informou que comunicou às autoridades sua decisão de proceder a um recall voluntário e preventivo de qualquer versão do produto Kinder Schoko-Bons, fabricados na Bélgica.

A empresa diz que, apesar da companhia não importar nem comercializar este produto no país, tomou conhecimento de que uma empresa terceira, com a qual não mantém relação comercial, importou de forma independente produtos da marca Schoko-Bons que fazem parte de recall conduzido no exterior e, assim, podem apresentar potencial contaminação por salmonella.

A Ferrero do Brasil acrescenta que a nova resolução da Anvisa "apenas formaliza o recolhimento voluntário e preventivo apresentado espontaneamente pela Ferrero do Brasil dos produtos belgas, pautando sempre sua conduta em proteção à segurança dos consumidores e qualidade dos seus produtos".

A empresa orienta que, caso o consumidor tenha adquirido este produto, não o consuma e entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor pelo telefone 0800 701 6595, todos os dias das 9h às 19h ou pelo e-mail sacbrasil@ferrero.com para troca ou reembolso.

O que o consumidor deve verificar?

A Anvisa recomenda que o consumidor verifique no verso do produto se ele foi fabricado na Bélgica. Caso encontre ou tenha produtos dessa procedência, o consumidor não deve consumi-los e entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor da empresa Ferrero (telefone 0800 701 6595 e e-mail sacbrasil@ferrero.com) para que ela possa providenciar o recolhimento.

O que é recolhimento voluntário?

O recolhimento voluntário é uma medida preventiva, adotada pela empresa e demais empresas da cadeia produtiva de alimentos, que visa a imediata e eficiente retirada de lotes de produtos do mercado de consumo.

Quando o alimento representa risco ou agravo à saúde do consumidor, o recolhimento é obrigatório. Nesses casos, a empresa tem obrigação de comunicar o fato à Anvisa em 48 horas, a partir da ciência da necessidade de recolhimento, para que sejam adotadas as medidas sanitárias necessárias e o recolhimento seja acompanhado pela Agência.

Contaminação na Europa

As autoridades de saúde da Bélgica determinaram no início do mês que a empresa italiana Ferrero, dona da marca Kinder, a suspensao da produção da fábrica no país por conta de contaminação pela bactéria Salmonella em seus chocolates.

Os produtos da Kinder vendidos em diversos países da Europa foram recolhidos dos mercados após uma suspeita de contaminação pela bactéria. Os produtos alvos do recall foram fabricados na Bélgica.

A Ferrero recolheu vários lotes de ovos de chocolate Kinder Surprise e outros produtos das prateleiras da Espanha, Grã-Bretanha, Irlanda e Estados Unidos.

Extra

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA