quinta-feira, 7 de abril de 2022

Firjan Norte, Noroeste e Centro-Norte promovem live sobre Saúde e Segurança do Trabalho






Na próxima terça-feira (12/4), às 16h, a Firjan Norte, Noroeste e Centro-Norte vão promover a live: “SST no eSocial e Normas Reguladoras: Tem dúvidas sobre o envio dos dados?”, com José Luiz Pedro de Barros, gerente Institucional de Saúde e Segurança do Trabalho da Firjan. O evento, on-line e gratuito, é aberto a todas as empresas e tem como objetivo abordar os principais desafios e preocupações das empresas quanto aos eventos de Saúde e Segurança do Trabalho: envio dos eventos de SST no início do ano de 2023 para o eSocial; os pontos de atenção para o envio; responsabilidades dos atores envolvidos; opções de envio das informações para a plataforma do governo; novas alterações que podem impactar na rotina das empresas, entre outros. As inscrições podem ser feitas até o dia 12 de abril no link: https://bit.ly/normas-regulamentadoras-norte-fluminense.

“O eSocial é uma ferramenta fundamental para o dia a dia de trabalhadores e empresários, mas sofreu diversas alterações ao longo dos últimos oito anos. Por isso, existem inúmeras dúvidas a respeito de sua aplicação, motivo pelo qual a regional organizou este evento para que as empresas da região estejam bem informadas, orientadas e preparadas para as obrigações do próximo ano”, destacou Francisco Roberto de Siqueira, presidente da Firjan Norte Fluminense.

“O eSocial é uma ferramenta imprescindível no dia a dia das empresas, e é fundamental os gestores dominarem esse processo para evitar contratempos e, por conseguinte, melhorar a competividade dos negócios em nossa região”, afirmou o presidente da Firjan Noroeste Fluminense, José Magno Vargas Hoffmann.

O governo federal prorrogou a obrigação da substituição do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) de papel por meio eletrônico para janeiro de 2023. A mudança estava prevista para ocorrer no início de 2022. Com este adiamento, as empresas não poderão ser autuadas durante o ano de 2022 por não conseguir atender ao eSocial, mas é importante que usem o período para aperfeiçoar seus sistemas e ajustar possíveis inconsistências, que também serão tratadas na live.

Sessões exclusivas de tira-dúvidas

Após este primeiro encontro, a Firjan Norte Fluminense já organiza um segundo evento para o dia 28 de abril: um atendimento on-line e gratuito, exclusivo para associados, com os técnicos de Segurança do Trabalho da federação. As sessões terão duração de até meia-hora para tirar dúvidas e serão feitas individualmente.

“Há muito tempo o eSocial vem sendo discutido com objetivo de simplificar, desburocratizar e evitar redundâncias e erros. Por isso, a Firjan briga tanto pelo êxito do projeto e para que seja possível implantá-lo. O módulo das informações de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) tem gerado alguns contratempos. O ano de 2022 ficará como aprendizado, para em 2023 termos todo o processo executado”, comenta José Luiz de Barros, gerente institucional de Saúde e Segurança do Trabalho da Firjan.







COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA