segunda-feira, 11 de abril de 2022

Prevenção contra o aedes aegypti em Porciúncula






A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde vem promovendo várias ações de combate as arboviroses no município de Porciúncula. O foco do trabalho está justamente no combate à proliferação do mosquito aedes aegypti transmissor das arboviroses como dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana. Desta vez, a equipe de agentes de combate às endemias (ACE's) tem percorrido espaços públicos com o intuito de evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti e promover a inspeção em pontos estratégicos.

Segundo o Coordenador da Vigilância Ambiental Wagner Tavares, essa ação faz parte do Plano de combate à dengue que vem sendo desenvolvido pelo Município, por meio da Secretaria de Saúde, e órgãos municipais, visando a prevenção e combate ao mosquito.

"Constatamos um aumento nas notificações dos casos suspeitos, e com esse período de chuvas vimos a necessidade de intensificar o trabalho de combate ao mosquito. É um trabalho que tem que ser feito em parceria com a comunidade, pois só assim conseguiremos evitar a propagação e proliferação do mosquito que causam estas doenças", explicou Wagner.

Arboviroses são as doenças causadas pelos arbovírus, que incluem os vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. A classificação "arbovírus" engloba todos aqueles transmitidos por insetos e aracnídeos (como aranhas e carrapatos). Os sintomas variam muito, no entanto, algumas costumam ter sintomas semelhantes. Por exemplo, dentro da família de flavivírus, temos a dengue, zika e chikungunya com sintomas bem parecidos, como: Febre; dor de cabeça; mal-estar; dor nas articulações; manchas vermelhas e erupções na pele; náuseas e vômito.

"A população também pode colaborar no combate efetivo para reduzir o índice de infestação do mosquito Aedes aegypti. Basta manter os reservatórios de água fechados, além de não deixar objetos que possam acumular água na área externa de casa", ressalta o Secretária de Saúde, Higino Lira.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA