terça-feira, 8 de março de 2022

CVAS Itaperuna faz ações em pontos estratégicos e intensifica atividades em bairros e distritos






A Prefeitura de Itaperuna, RJ, através da Secretaria Municipal de Saúde com o apoio da Coordenação Municipal de Vigilância Ambiental em Saúde (CVAS) vem realizando ações em pontos estratégicos, além de intensificar atividades de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue chikungunya e zika, em bairros e distritos.

Os agentes da CVAS mapearam pontos estratégicos, como oficinas mecânicas, ferros-velhos, cemitérios etc, visando ampliar o número de ações e, consequentemente, eliminar possíveis criadouros do mosquito.

Segundo Adriano Rodrigues, coordenador da CVAS, o trabalho nestes pontos estratégicos auxilia no combate ao mosquito. Ele ainda informou que o trabalho cotidiano dos agentes, segue normalmente no município.

– Mapear esses locais foi de suma importância, pois, nos dá uma visão mais ampla de como podemos direcionar as nossas equipes de campo. É importante lembrar que as atividades rotineiras dos agentes seguem normalmente, tanto nos bairros, como nos distritos, onde procuramos também, realizar um trabalho de educação e conscientização junto à população - diz o coordenador.

Cada um pode fazer a sua parte!

A população também pode e deve fazer a sua parte, agindo da seguinte forma: tampe as caixas d’água; mantenha as calhas sempre limpas; deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo; mantenha lixeiras tampadas; deixe ralos limpos e com aplicação de tela; limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia; limpe com escova ou bucha os potes de água para animais.

Além disso, outras ações podem ser realizadas, como por exemplo: retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa. Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem; limpe ralos e canaletas externas; atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água; deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas, para evitar formação de poças d’água; verifique instalações de salão de festas, banheiros e copa.

Fale com a CVAS 

Para outras informações, solicitação de atendimento específico, dentre outras questões relacionadas ao setor, dirija-se à CVAS (Casa Verde), situada na Rua Júlio César, 99, Centro (em cima da Farmacinha do SUS).

O e-mail do setor – cvasitaperuna@gmail.com – é outra forma de contato. Você ainda pode se dirigir à UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua residência e relatar algum problema ao agente comunitário de saúde, que ele passará a informação à CVAS.

Decom Itaperuna

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA