quarta-feira, 29 de setembro de 2021

De olho no futuro, prefeitos debatem temas vitais para os municípios



O desenvolvimento socioeconômico dos municípios começa agora. Esse é o intuito do trabalho idealizado e desenvolvido por lideranças dos municípios da Região Serrana e que contou com a parceria do Instituto Coalizão Rio para realizar o Fórum de Integração de Cidades Serranas, ocorrido no município onde foi plantada essa semente, Macuco, nesta terça-feira, dia 28 de setembro, reunindo prefeitos e autoridades de cidades fluminenses em torno de debates de vital importância para garantir que o crescimento do interior seja real e o faça tão forte quanto a capital.




A abertura foi feita pelo presidente do Coalizão, Luís Leão. Daí em diante, a tônica foram os debates produtivos relacionados ao desenvolvimento das cidades, a começar pela explanação dos prefeitos, que expuseram suas peculiaridades e necessidades mais urgentes, apresentando de forma ampla suas propostas, que integrarão um relatório a ser enviado a lideranças políticas e empresariais visando encontrar caminhos que garantam o desenvolvimento regional igualitário e equilibrado.




Seguindo os preceitos ‘não há estado forte sem a força do interior’, na sequência, renomados técnicos deixaram claro que é preciso uma formulação de políticas públicas pautadas nas dificuldades e anseios da sociedade. Para isso, foram debatidos temas como indústria e comércio; desenvolvimento econômico; agricultura; infraestrutura; turismo; educação; empoderamento feminino; e esporte. Os debates tiveram a presença do secretário de estado de Desenvolvimento Econômico, Vinícius Farah.




Elogiado pela organização do Fórum – especialmente pelo cumprimento das exigências sanitárias quanto ao uso de máscaras e demais medidas de higienização –, o prefeito Bruno Boaretto foi muito aplaudido ao expor claramente agruras e necessidades dos municípios. “Unidos podemos diagnosticar nossos problemas, desenvolver nossa região e dar um futuro digno a nossas populações”, colocou Boaretto, que foi homenageado em seguida pelos integrantes da Rede de Desenvolvimento Local. Além do anfitrião Bruno, prefeito de Macuco, e do presidente do Coalizão Luís Leão, compuseram a mesa os prefeitos Paulo Barros (Bom Jardim); Sérgio Soares (Carmo); Leonan Melhorance (Cordeiro); Fabrício Ayres (Duas Barras); e Rodrigo Viana (Trajano de Moraes). Além de Manuela Teixeira (vice-prefeita de Cantagalo); Serginho (vice-prefeito de Nova Friburgo); Nestor Lopes (representante de Santa Maria Madalena); e Márcia Carestiato (presidente do Conselho da FIRJAN). Foram fundamentais no processo os idealizadores David Lindgren e Marcos Barrias e os colaboradores Luciana Boaretto, Eliane Ribeiro, André Coelho e os integrantes do Coalizão, George Neder e Cláudia Jannuzz

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA