segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Deputado Jair Bittencourt defende criação de rede de atenção ao AVC no Noroeste Fluminense

 

Divulgação / Comissão de Saúde


Uma parceria entre a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado (Cosems/RJ), levou ao município de Itaperuna, no Noroeste Fluminense, a discussão sobre um problema que mata mais de 100 mil pessoas por ano no país: o Acidente Vascular Cerebral (AVC). O Painel AVC Brasil aconteceu na última quinta-feira (15), no Hospital São José do Avaí, com o tema “Modelagem da Rede e Estruturação dos Centros Especializados do AVC”.

O presidente da Comissão de Saúde, o deputado Jair Bittencourt (PP), defendeu a criação de um modelo de atuação que integre os municípios do Noroeste Fluminense em uma rede de auxílio mútuo. "A Comissão de Saúde tem procurado cumprir seu papel fiscalizando, questionando, debatendo com o governo e cobrando a aplicação dos recursos. E sabemos que precisamos de uma atuação ainda maior. O passo que estamos dando hoje, ao abrir o debate sobre o tema AVC será o primeiro de muitos que ainda virão", afirma.

Modelo

O neurologista Sávio Boechat, de Itaperuna, abordou em sua palestra os desafios no tratamento adequado do AVC Isquêmico no Noroeste Fluminense e as barreiras a serem vencidas para a implantação de uma rede de atendimento ao paciente com AVC como transporte dos pacientes com estrutura adequada, pessoal treinado e sobrecarga ao Hospital São José do Avaí. 

A neurologista do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, Dra. Sheila Martins, apresentou um panorama atual do AVC no Brasil e o modelo implantado por ela e sua equipe. Nele, hospitais e profissionais trabalham em conjunto com uma logística eficiente de transporte de pacientes entre as unidades, visando a agilidade no socorro e cuidados adequados. "Durante muito tempo, grande parte dos recursos do Governo eram utilizados para pagar o tratamento das complicações e da incapacidade pós-AVC, mas isso está mudando. Através da criação de unidades de AVC, com uma área definida dentro dos hospitais, com leitos e equipe multidisciplinar especializada, os pacientes são melhor monitorados, recebem o tratamento mais rápido e saem mais precocemente do leito", explica. 

Participaram da audiência pública o prefeito de Itaperuna, Alfredo Paulo Marques Rodrigues; o presidente do Hospital São José do Avaí, Dr. Renan Catarina Tinoco; o representante do serviço de neurologia do Hospital, Dr. Carlos Maurício Siqueira; além de médicos, representantes de unidades de saúde e de universidades.

 

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA