terça-feira, 21 de setembro de 2021

Varre-Sai: Alunos tiveram a oportunidade de ouvir as experiências de nomes consagrados do esporte



Alunos das escolas municipais de Varre-Sai tiveram a oportunidade de estar perto campeões mundiais do esporte brasileiro. É que a Prefeitura de Varre-Sai, através da Secretaria Municipal de Esportes juntamente com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, em parceria com o SESC, trouxe ao município o projeto Rede SESC + Esporte que foi realizado na tarde de quarta-feira (15, na Quadra Esportiva “Geraldo Ferreira Pimentel”, no bairro Santa Lúcia.

De acordo com o idealizador do projeto, o gestor de Esportes do SESC/Campos, Raphael Pedra, a ideia é utilizar o esporte como atrativo dos alunos no retorno às aulas.

“Levamos atletas para conversar com as crianças, material esportivo e intervenções culturais como teatro, música, mágica e literatura. O projeto traz à tona esse desejo de voltar ao convívio escolar, através do contato direto com os atletas conhecidos e ao receber o material esportivo, eles se sentem motivados”, disse.

Na ocasião, nomes como o do campeão brasileiro de futebol e da Copa Libertadores da América pelo Vasco da Gama, o ex-jogador Odvan Gomes da Silva, da ex-jogadora da seleção feminina de vôlei, campeã pan-americana de Winnepeg e medalhista de bronze das Olimpíadas de Sydney, Janina dos Santos e do campeão sul-americano de natação, Felipe Brandão, estiveram ministrando palestras sobre suas experiências no esporte e na vida.

“Cada um de nós temos um legado olímpico e cada um pode passá-lo da melhor maneira possível e para mim, a melhor maneira é estar em contato com meus alunos, passando a experiência de vida e o caminho que eles devem seguir. É o meu legado olímpico para essa geração”, disse Janina.

Já o ex-nadador Felipe falou do início no esporte para curar uma doença respiratória e de como aliou esporte e estudo. Hoje ele trabalha como fisioterapeuta na linha de frente de combate à Covid-19 em um hospital de Campos dos Goytacazes.

“Quando era garoto tive um problema respiratório e meus pais me colocaram na natação, me curei e continuei nadando. A natação me levou a muitos lugares, morei nos EUA sem pagar nada, conheci vários países que não teria condições de conhecer se não fosse a natação. Paralelo a isso, continuei estudando e me formei em três faculdades e cinco pós-graduações sem ter que pagar. Tudo na vida é questão de oportunidade. Hoje minhas medalhas e meus troféus é ajudar a salvar vidas “, destacou Felipe.

Já o ex-jogador Odvan, lembrou que é importante passar suas experiências para os alunos.

“Para chegar onde cheguei, não foi fácil. Vim de um bairro pobre em Campos dos Goytacazes, mas aproveitei a oportunidade e isso fez diferença”, lembrou Odvan.

O prefeito de Varre-Sai, Silvestre José Gorini, falou da importância da parceria com o SESC.

“Esse projeto é fundamental, uma vez que temos a preocupação em deixar as nossas crianças longe das drogas e isso nos traz esperança porque podemos oportunizar novas ocupações para elas possam se desenvolver de forma sadia”, pontuou o prefeito.

O secretário municipal de Esportes de Varre-Sai, José Carlos Estevão de Castro, falou do significado do projeto para o município.

“É um dia histórico pra gente, essa parceria com o SESC, trazendo esses atletas de renome ao município como Odvan, Janine e Felipe. É muito importante para Varre-Sai porque tira as crianças da ociosidade e se não formarmos atletas, vamos formar melhores cidadãos. Mas se Deus quiser, daqui sairão atletas para competir nacionalmente e mundialmente”, lembrou o secretário.

O secretário municipal de Educação e Cultura de Varre-Sai, Carlos Alberto da Silva, falou da motivação que o projeto promove nos alunos para a prática esportiva.

“Essa parceria com o SESC vai motivar nossos alunos na prática esportiva e é isso que a gente pretende, para enfrentar essa pandemia, trazendo muito esporte para os nossos jovens e contando com a participação do SESC, com esses atletas de ponta, que vai nos ajudar a fomentar o esporte nas nossas escolas”, concluiu o secretário de Educação.

O evento contou com a presença de várias autoridades municipais.

 Ascom Varre-Sai

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA