quinta-feira, 26 de julho de 2018

Prefeito Enoghalliton fala sobre ações de sua gestão

Prefeito Enoghalliton de Abreu Arruda

Em conversa com a equipe do Jornal do Noroeste, o prefeito Enoghalliton de Abreu Arruda destaca avanços de sua gestão e diz que em Pirapetinga, apesar da crise nacional e da dívida do estado com o município passar de 2,5 milhões, os funcionários estão com pagamentos em dia e a 1ª Parcela do 13º já está paga.

Jornal do Noroeste: Prefeito, como está sendo administrar uma cidade nesse tempo de crise?
Enoghalliton: Só quem é gestor público sabe da dificuldade que é. Todos os dias vocês jornalistas noticiam sobre problemas de pagamento ao funcionalismo em várias prefeituras do país e também nos estados, com parcelamento e atraso de salários. E essa situação acontece pelo simples fato de que chega uma hora em que o gestor público não tem mais onde recorrer. 
Eu tenho conseguido tocar a máquina pública em Pirapetinga com muita dificuldade, mas sempre priorizando o funcionalismo público, a saúde e as questões, que envolvam diretamente a qualidade de vida da população. Mas a cada dia que passa as despesas aumentam e recursos diminuem, principalmente devido à diminuição dos repasses dos governos estadual e federal e sem falar da dívida, que o estado tem com o município. É uma conta que não fecha nunca.


Publicidade


JN: De quanto é esta dívida do estado de Minas Gerais com o município e em que isto afeta a sua gestão?
Eno: Afeta todas as áreas. O pouco recurso próprio que temos já não é suficiente para todas as demandas do município, e com os atrasos então, falta verba para investimentos em todas as áreas, que acabam funcionando parcialmente deixando a desejar para população, pois não compreende que o problema vem de cima e acaba culpando a gestão municipal.
Para se ter ideia, só a dívida do Governo de Minas com Pirapetinga já passa de R$ 2,5 milhões e afeta diretamente todos os setores, mas estamos nos esforçando para cumprir os compromissos e pagar os servidores públicos antes do final de cada mês. Somos das poucas prefeituras que já pagaram a 1ª parcela do 13º. Para nossa gestão, salário em dia é sagrado e não podemos repassar para os nossos colaboradores as dificuldades, que estão sendo provocadas pelo governo estadual. 



JN: O senhor acha que conseguiu fazer com sua cidade avançasse nestes seus primeiros 18 meses como gestor? Pode citar algumas conquistas?
Eno: Sim, claro! Eu posso afirmar com toda certeza que, apesar do país e estado estar estagnado, Pirapetinga tem sim avançado a passos lentos é verdade, pois como já falei anteriormente, a escassez de recursos nos limita muito e faz com que as coisas sejam mais demoradas, mas vou lhes dar algumas informações para que tirem suas próprias conclusões:
Terminamos ou estamos terminando várias obras deixadas incompletas pela gestão anterior, como pontes, posto de saúde, quadras, praça, muros de contenção, etc.



OBRAS
Calçamos completamente a Rua Paulino Paulo Thiago.
Em breve iniciaremos o calçamento do Bairro Planalto, onde será o novo prédio do Fórum.
Instalamos uma Academia ao Ar Livre no Bairro 2.000.
Vamos instalar mais duas Academias ao Ar Livre, uma na Garapa e outra na Colina do Sol.
O Cemitério da Garapa será todo reformado, o dinheiro já está na conta e as obras começam em breve.
As obras de reforma da Ponte da Santa Emiliana começam já no segundo semestre de 2018.
Vamos construir uma belíssima e moderna Creche no Bairro Santo Antônio. A obra está em fase de licitação.



Após tentar, sem sucesso, recursos junto ao governo Federal e Estadual resolvemos, que não poderíamos mais esperar e iniciamos com recursos próprios as obras para conter uma enorme voçoroca, buraco causado pela erosão de águas da chuva e por vazamento da rede pluvial, que afeta e coloca em risco a vida dos moradores do Bairro 2.000 em Pirapetinga, que há mais de 10 anos sofrem com este problema, que vem aumentando a cada ano, principalmente no período das chuvas.
  


SAÚDE
Na saúde realizamos incontáveis ressonâncias e só cirurgia de cataratas terá sido realizadas até julho um total de 85. E graças à nossa parceira ADAP reformamos completamente o Centro Cirúrgico do Hospital Municipal de Pirapetinga, que hoje é um dos mais bem equipados de um hospital público na região e que finalmente, após um esforço da atual gestão conseguiu seu alvará da vigilância sanitária estadual.  O hospital que, apesar de limitado é a referência em atendimento ao pirapetinguense e também moradores da região. E muitas cidades sonham em ter um hospital como o nosso. Recebemos também novos equipamentos e ambulâncias e  qualquer hora que o cidadão procurar atendimento, ele encontrará.




FROTA MUNICIPAL

Renovamos e ampliamos nossa frota, pois além de termos recuperado alguns veículos, que encontramos danificados quando assumimos, compramos ou conquistamos através de convênios, ao menos 15 novos veículos adquiridos pela nossa gestão, para melhor atender o cidadão pirapetinguense: 02 Fiats Doblô, 02 Ambulâncias, 01 UTI Móvel, 01 Kombi, 05 ônibus Escolares, 01 Trator, 01 Veículo Etios, 01 Veículo Onix e 01 Moto.

EDUCAÇÃO
Tudo isso sem desassistir as outras áreas. Nossa educação tem uma merenda de qualidade, todos nossos alunos tem transporte escolar à disposição e a qualidade de nosso ensino é comprovada com as médias escolares.



ESPORTES, ASSISTÊNCIA SOCIAL E MEIO AMBIENTE
Temos apoiado as práticas esportivas das mais diversas maneiras, desde as aulas de dança e artes marciais oferecidas pela Secretaria de Assistência Social (que também oferece cursos de capacitação), passando pelo incentivo aos torneios e campeonatos municipais de campo e de futebol de salão e até a construção de quadras de tênis de mesa (ping-pong) de alvenaria nos bairros e escolas. Com o objetivo de incentivar a iniciação ao esporte e em outras oportunidades unirmos a prática esportiva com a preservação do meio ambiente e educação ambiental.




CULTURA E TURISMO
Na cultura temos buscado resgatar e preservar algumas tradições, como nossas folias, apoiar a nossa banda de música centenária que a Sociedade Musical 27 de Março. Possibilitar que o nosso carnaval, que sempre foi maravilhoso tenha sido nos dois últimos anos os de maior público de nossa história e com a presença da Escola de Samba da Brasilinha, também apoiada por nós. Também realizamos exposições culturais, palestras, festas nos bairros e distritos e no ano passado uma Festa de Sant´Anna com público recorde e que novamente este ano vem com novidades, que visam resgatar raízes culturais, como um desfile de carros de boi, que Pirapetinga verá pela primeira vez em seus 80 anos.



           
JN: Que mensagem o senhor gostaria de deixar para os nossos leitores?
Eno: A mensagem é simples: Acreditem em nosso governo, pois como podem verificar estamos trabalhando para nossa cidade e fazendo o melhor possível, mesmo nesses tempos de crise. Procure nosso gabinete aqueles que quiserem saber mais informações sobre nosso governo e teremos prazer em atendê-los. Mas não acredite em tudo o que alguns veículos noticiam, principalmente aqueles que não citam ou inventam suas fontes, e não procuram ouvir os dois lados de uma história.
Seu jornal está de parabéns, pois me procurou, me ouviu e sabe que se quiser checar as informações que passei eu estou à disposição. Porém é lamentável, que outros veículos de imprensa não se deem o mesmo trabalho e alimentados por pessoas de má fé e com clara finalidade política, publicam inverdades e distorcem fatos sobre nosso governo e muitas vezes mancham nossa imagem. Mas para estes pseudo-jornalistas, eu deixo que nosso departamento jurídico tome as devidas providências, pois não é só o nome do prefeito que vai para lama quando uma “Fake News” é divulgada, mas do município também.


COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA