terça-feira, 10 de julho de 2018

Crédito Rural mais próximo do produtor

Parceria da EMATER-RIO e BB vai agilizar crédito rural para agricultura familiar no estado

Adicionar legenda



Produtores familiares fluminenses terão acesso mais fácil as linhas de crédito operadas pelo Banco do Brasil.  Nesta terça-feira (10) a Emater-Rio assinou um contrato com o Banco do Brasil que permite que os escritórios locais da empresa atuem como correspondente bancário (Coban) do Banco do Brasil para operações de crédito rural, com linhas do Pronaf. Segundo o deputado Christino Áureo, membro da Comissão de Agricultura da Alerj, uma reunião recente com representantes do Banco teve esse pleito como uma das principais pautas.
- Esta é uma ação que viemos lutando junto a instituição financeira para facilitar o acesso e do produtor rural as linhas de crédito existentes e agilizar a operação. Uma grande notícia para a agricultura fluminense. Em recente reunião com o staff do banco, obtivemos a resposta positiva para que este caminho fosse traçado. Parabenizo especialmente a diretoria da Emater-RJ, por conseguir rapidamente se adequar as exigências do Banco.
 
Publicidade


Com o Coban, os produtores rurais terão seus créditos liberados em tempo recorde. O módulo é um sistema criado pelo BBl para que outras instituições que atuam com crédito rural possam colaborar na agilização do cadastro dos produtores que buscam financiamento através das linhas de crédito oferecidas pelo banco. Com a parceria, quando o extensionista elaborar o projeto para o produtor rural ele poderá, simultaneamente, cadastrá-lo no módulo e ir antecipando a consulta de sua viabilidade econômica.

Para a presidente da EMATER-RIO, Stella Romanos, serão várias as vantagens para os agricultores. Desde a ampliação do horário de atendimento em relação ao do expediente bancário, até os ajustes diretamente com os técnicos da EMATER-RIO, profundos conhecedores das atividades rurais e das linhas de crédito.
Publicidade


- É o resultado de uma luta de todos nós e uma vitória dos produtores rurais – enfatizou ela.

O crédito rural é uma das oportunidades que o agricultor familiar tem de investir e ampliar a sua atividade. O Pronaf financia projetos individuais ou coletivos, que gerem renda aos agricultores familiares.  O programa tem taxas e juros que variam entre 2,5 a 4,6% ao ano para o segmento. Os recursos são para o financiamento de custeio e investimento.

Na avaliação do secretário estadual de Agricultura, Alex Grillo, com a parceria espera-se incrementar as operações de crédito rural no Rio de Janeiro em pelo menos 60%.
Ascom


COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA